Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43581
Tipo: TCC
Título: Mapeamento da violência que vitimiza os adolescentes: recorte de uma escola pública de Fortaleza
Autor(es): Silva, Rosângela André da
Orientador: Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Palavras-chave: Violência;Ensino Fundamental e Médio;Promoção da Saúde;Saúde do Adolescente
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, R. A. Mapeamento da violência que vitimiza os adolescentes: recorte de uma escola pública de Fortaleza. 2019. 61 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar a prevalência de casos de violência envolvendo adolescentes escolares matriculados numa escola de Ensino Médio da rede pública do município de Fortaleza. A abordagem do tema foi feita através da análise do perfil sociodemográfico dos adolescentes; dos tipos de violências mais vivenciados e o gênero mais atingido e dos fatores presentes no cotidiano desses jovens que podem funcionar como um potencial fator de risco ou proteção. A fundamentação teórica foi baseada por meio de um levantamento nos bancos de dados da literatura especializada da saúde. A pesquisa se caracteriza como transversal/seccional com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, adaptado da Pesquisa Global de Saúde Escolar (GSHS), uma ferramenta desenvolvida pala Organização Mundial de Saúde (OMS), para avalia fatores de risco e de proteção presentes na vida do adolescente. Os dados obtidos com a da aplicação do instrumento foram digitados numa planilha do Excel e, após digitação, exportados para os softwares Epi-info 7.2.2.6 e Stata 11.2 (Stata Corporation, College Station, USA) e apresentados em tabelas, com frequências absolutas e percentuais. As condutas da presente pesquisa foram norteadas pelos princípios éticos que envolvem seres humanos, descritos na Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Tendo como resultado a identificação dos tipos de violência mais prevalentes, os sexos mais vulneráveis e os fatores que podem potencializar ou não a vulnerabilidade do adolescente frente à violência. O estudo mostrou-se uma ferramenta importante e útil para identificação da situação de vulnerabilidade na qual o público jovem está inserindo, fornecendo dados importante para a implementação de estratégias de combate a violência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43581
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_radsilva.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.