Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43557
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Revisita aos poetas do CLÃ
Autor(es): Moraes, Vera Lúcia Albuquerque de
Gutiérrez, Angela Maria Rossas Mota de
Palavras-chave: Revista CLÃ;Literatura Cearense;Poesia Cearense
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; MORAES, Vera Lúcia Albuquerque de. Revisita aos poetas do CLÃ. In: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; FIÚZA, Regina Pamplona (orgs.). Literatura e outras artes. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 69-87.
Resumo: [...]O Grupo que se formou em torno da Revista CLÃ - grupo de CLÃ ou Grupo CLÃ - tem sido considerado como a mais importante das agremiações literárias do modernismo cearense, elegendo Fran Martins como diretor de sua Revista, desde 1948, com a publicação do 10 número. Quase todos os movimentos intelectuais cearenses, entre os anos de 1946 e 1988, tiveram promoção e divulgação asseguradas pelo Grupo CLÃ: sua atuação se fez sentir no Instituto do Ceará, na Academia Cearense de Letras e na Casa de José de Alencar, entre outras instituições. O movimento de CLÃ se deve, em grande parte, à iniciativa de Antônio Girão Barroso, pois, segundo suas palavras, "CLÃ" não é mais que um til colocado nas iniciais do Clube de Literatura e Arte, por ele fundado. O poeta Otacílio Colares considerou que esse Clube passou a chamar-se, em seguida, Clube de Literatura e Arte Moderna, e a sigla daí derivada - CLAM ou CLÃ - identificava tantos os escritores que compõem o Grupo, como a sua Revista, espaço em que eles divulgavam para o Brasil e para o exterior, idéias sobre a cultura cearense.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43557
ISBN: 978-85-420-0725-1
Aparece nas coleções:DLIT - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_amrmgutierrezvlamoraes.pdf10,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.