Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43482
Tipo: TCC
Título: Acompanhamento das atividades no setor de microalgas do laboratório de larvicultura de Camarão Litopenaeus vannamei Sea Life Ltda., em Cajueiro da Praia, Piauí
Autor(es): Bezerra, Vera Lúcia de Assis
Orientador: Sampaio, Silvana Saker
Coorientador: Quesada, Jaime
Palavras-chave: Camarões - Criação;Microalga - Brasil, Nordeste;Engenharia de Pesca
Data do documento: 2008
Citação: BEZERRA, Vera Lúcia de Assis. Acompanhamento das atividades no setor de microalgas do laboratório de larvicultura de Camarão Litopenaeus vannamei Sea Life Ltda., em Cajueiro da Praia, Piauí. 2008. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever as atividades acompanhadas no Setor de Microalgas do Laboratório de Larvicultura de Camarão Litopenaeus vannamei Sea Life Ltda, em Sardim, município de Cajueiro da Praia, Piauí, com ênfase na contribuição do cultivo de microalgas para o setor de larvicultura. A espécie de microalga marinha Chaetoceros gracilis foi cultivada como alimento natural para as larvas de camarão Litopenaeus vannamei em duas fases de cultivo, um interno e o outro externo. A fase de cultivo interno foi desenvolvida em ambiente controlado com temperatura de 20 a 22°C e iluminação constante, e o meio de cultura utilizado foi autoclavado a 121°C. As microalgas foram replicadas a partir de tubos de ensaio até bolsas plásticas de 15 litros. Já o cultivo externo ocorreu em cilindros de fibra de vidro transparentes de 600 e 800 litros, que após três dias foram usados para inocular caixas de fibra de vidro de 1.800 litros, onde permaneciam por mais três dias para então serem destinadas ao setor de larvicultura para servir de alimento para as larvas de camarão L. vannamei. Durante este Estágio Supervisionado foi possível observar a importância do manejo correto no cultivo de microalgas, através do conhecimento de técnicas adequadas e do uso de instalações especialmente destinadas a este fim. Uma oportunidade dessa natureza possibilita a integração entre os conhecimentos teóricos e práticos, que se reveste de grande importância tanto para uma formação acadêmica plena e eficaz, quanto para uma atuação profissional adequada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43482
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_vlabezerra.pdf30,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.