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dc.contributor.advisorGermano, Idilva Maria Pires-
dc.contributor.authorBrito, Rafaella Medeiros de Mattos-
dc.date.accessioned2019-07-04T18:04:44Z-
dc.date.available2019-07-04T18:04:44Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBRITO, Rafaella Medeiros de Mattos. Dança e transformação: a potencialidade terapêutica do corpo em movimento. 305f. Tese - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43398-
dc.description.abstractThis research explored how dance, in the context of therapeutic groups, unveiled new possibilities for personal transformation. The objective of this research was to identify and understand which therapeutic processes are experienced in approaches that focused on dance and movement, thus promoting beneficial changes for those who practiced them. In this context, the main fields studied were Somatic Education, Dance Movement Therapy and Biodança. Therefore, the study started from the exploration of these fields. Posteriorly, two interview cycles were used with professionals and clients from different therapeutic practices from both psychotherapeutic approaches and non-psychotherapeutic approaches. A third data source was the researcher’s field diary notes regarding her participation into a therapeutic dance group. In addition to the basic principles of Somatic Education, Dance Movement Therapy and Biodança; its theoretical reference also included the Experiential Theory of Eugene Gendlin and the philosophy of Merleau-Ponty. Thus, the contribution of these authors leads to the core presupposition of this research i.e. the belief in a body wisdom. This principle supported theoretical discussion of new therapeutic pathways triggered and directed by the dancing body, beyond and above speech. Regarding the research methodology, the Interactive Methodology from Oliveira (2001, 2011) was used as reference. Subsequently, the data collection was based on the methods of hermeneutic-dialectical circle and field diary. The data were then submitted to Dialectic Hermeneutic Analysis, proposed by Minayo (2010). Finally, research results, based on the similarities found in practical experiences and considering the theoretical reference adopted, showed seven major therapeutic processes identified in practices that work with dance and movement. These were: perception, symbolization, encounter and communication, processing and integration, association and metaphors, evocation of memories, totality and connection. In conclusion, the research shows that different transformation processes occur from a dance-based therapy and a talking cure therapy, so that each individual should choose the therapeutic practice that best fits each style and need.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectDanças terapêuticaspt_BR
dc.subjectTeoria Experiencialpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.titleDança e transformação: a potencialidade terapêutica do corpo em movimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa explora como a dança, no âmbito de grupos terapêuticos, revela novas possibilidades de transformação. Neste contexto, os principais campos estudados foram a Educação Somática, Dança Movimento Terapia e Biodança. Partindo da exploração desses campos, o objetivo da pesquisa foi compreender quais são os processos potencialmente terapêuticos, vivenciados em práticas com foco na dança e movimento, que propiciam mudanças benéficas para quem as realiza. Para alcançar tal objetivo, foram realizados, inicialmente, dois ciclos de entrevista, com profissionais e clientes de diferentes práticas terapêuticas, diferenciando abordagens psicoterápicas e não psicoterápicas. Uma terceira fonte de dados referiu-se ao diário de campo da pesquisadora em grupo de dança terapêutica. Além dos princípios básicos da Educação Somática, Dança Movimento Terapia e Biodança, o referencial teórico da pesquisa é constituído também pela Teoria Experiencial de Eugene Gendlin e filosofia de Merleau-Ponty. O encontro entre tais autores embasa o principal pressuposto desta pesquisa: a crença em uma sabedoria corporal. Tal princípio abre espaço para a exploração de novos caminhos terapêuticos, para além e aquém da fala, deflagrados e direcionados pelo corpo que dança. A metodologia de pesquisa, por sua vez, teve a Metodologia Interativa, de Oliveira (2001, 2011), como inspiração para a coleta de dados, com base no método do círculo hermenêutico-dialético e diário de campo. Os dados foram, então, submetidos à Análise Hermenêutica Dialética, proposta por Minayo (2010). Por fim, os resultados da pesquisa, partindo das regularidades encontradas nas experiências práticas e à luz dos referenciais teóricos adotados, apontam sete principais processos terapêuticos envolvidos nas práticas que trabalham com dança e movimento. São eles: percepção, simbolização, encontro e comunicação, processamento e integração, associação e metáforas, evocação de memórias, totalidade e conexão. Em conclusão, percebe-se que são diferentes os processos de transformação ocorridos a partir de uma terapia baseada na dança e de uma terapia eminentemente focada na fala, cabendo a cada indivíduo escolher a prática terapêutica que melhor se encaixe ao seu estilo e necessidade.pt_BR
dc.title.enDance and transformation: the therapeutic potentiality of the body in movementpt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Teses defendidas na UFC

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