Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43362
Tipo: TCC
Título: Avaliação do nível de atratividade de ingrediente para rações balanceadas destinadas ao cultivo do camarão branco do pacifico, (Litopenaeus Vannamei)
Autor(es): Andriola Neto, Francisco Felipe
Orientador: Nunes, Alberto Jorge Pinto
Palavras-chave: Engenharia de pesca
Data do documento: 2006
Citação: ANDRIOLA NETO, Francisco Felipe. Avaliação do nível de atratividade de ingrediente para rações balanceadas destinadas ao cultivo do camarão branco do pacifico, (Litopenaeus Vannamei). 29 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
Resumo: Com a forte demanda de ingredientes de origem marinha pela indústria de balanceados, em especial de farinha de peixe, é crescente a necessidade de estudos que visam substituir total ou parcialmente este insumo. No presente estudo, a atratividade de sete ingredientes derivados de organismos marinhos e terrestres foram avaliados por meio de respostas comportamentais do camarão Litopenaeus vannamei. (1) farinha de peixe nacional (FPN); (2) farinha de peixe importada (FPI); (3) farinha de sangue (FS); (4) farinha de carne e osso (FCO); (5) farinha de lula (FL); (6) óleo de peixe (OP) e (7) solúvel de pescado (SP), além de um controle sem ingrediente (CON). Os ingredientes foram utilizados a uma inclusão de 3% em uma solução neutra de gelatina. As mensurações de atratividade foram conduzidas em um aquário de vidro de dupla escolha, contendo água salgada. Para cada observação de consumo do alimento, dois ingredientes foram ofertados separadamente em quantidades iguais. O estímulo alimentar foi mensurado e classificado de acordo com o tempo de detecção, orientação e localização, alimentação e escolha do ingrediente administrado. Um total de 159 sessões de atratividade foram realizadas, totalizando 23,75 hrs de observação. O CON foi escolhido apenas uma vez quando confrontado com a OP. A FS e o OP exibiram os piores percentuais de escolha positiva. A FPI, FPN e FL alcançaram a pontuação mais elevada entre todos os ingredientes avaliados. Através do presente estudo foi possível concluir que as farinhas de animais marinhos apresentam um maior potencial atrativo para o L. vannamei em comparação aos ingredientes de animais terrestres e (ou) aos óleos de pescado. A farinha de peixe nacional, produzida a partir de refugo do beneficiamento de uma variedade de espécies capturadas no litoral da Região Sul e a farinha de lula, originada do aproveitamento do fígado e da manta deste animal, apresentaram resultados de atratividade e palatabilidade tão bons quanto aos apresentados pela a farinha de peixe importada. Estudos subseqüentes devem concentrar-se na identificação dos componentes e frações químicas responsáveis pelo estímulo alimentar do camarão L. vannamei.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43362
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_ffandriolaneto.pdf18,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.