Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4334
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cuidado de enfermagem à criança hospitalizada : uma experiência na percepção discente-docente
Título em inglês: Nursing care to the intern child : teachers and student’s experiences and awarness
Autor(es): Lúcio, Ingrid Martins Leite
Beserra, Eveline Pinheiro
Cardoso, Maria vera Lúcia Moreira Leitão
Palavras-chave: Educação em Enfermagem;Hospitais Públicos;Criança Hospitalizada
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Revista RENE
Citação: LÚCIO, I. M. L. ; BESERRA, E. P. ; CARDOSO, M. V. L. M. L. Cuidado de enfermagem à criança hospitalizada : uma experiência na percepção discente-docente. Rev. RENE, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 85-92, maio/ago. 2007.
Resumo: Objetivamos descrever uma experiência de cuidado de enfermagem à criança hospitalizada buscando uma reflexão na ótica discente-docente. Ocorreu numa unidade pediátrica de um hospital público, em Fortaleza – CE, durante o mês de maio de 2005. Como partida, adotamos os registros do diário de campo da aluna, autora principal desse relato, e tecemos reflexões na perspectiva do docente, apresentadas em temáticas. Acompanharam o processo de ensino-aprendizagem sentimentos, motivadores e não motivadores, e o desenvolvimento das relações interpessoais entre aluno-professorpaciente, aluno-família-equipe e aluno-aluno. Constatamos a divergência entre a teoria abordada em sala de aula e a realidade do campo de prática. Ponderamos acerca da preparação do aluno diante da inserção no cuidado de enfermagem à criança e do papel do professor.
Abstract: The aim of the present study was to describe a nursing care experience to the hospitalized child with focus on the teachers’ and students’ point of view. It took place in a pediatric unit of a public hospital in Fortaleza-CE, in May 2005. As a starting point we used the data from the student who was the main author of this report’s. field diary, and from which were gathered thoughts of the teacher’s’ point of view. This step was followed by the teaching-learning, procedures of motivational and non-motivational feelings and also by the development of interpersonal relationships between student-teacherpatient, student-family-team and student-student. The findings showed differences of opinion between the theory given in class and the reality of field practice. This research helped to ponder on the teacher’s role and the students’ preparation before engaging in a nursing care experience towards children.
Resumen: El objetivo de este estudio fue describir una experiencia relacionada al cuidado de enfermería que se le da al niño hospitalizado, buscando una reflexión desde el punto de vista alumna/o-docente. Dicho estudio ocurrió en una unidad pediátrica de un hospital público, en Fortaleza – CE, durante el mes de mayo de 2005. Como punto de partida, adoptamos el análisis de los registros del diario de campo de la alumna – autora principal de ese relato – y se hilaron reflexiones desde la perspectiva del docente, presentadas en formas temáticas. Acompañaron el proceso de enseñanza-aprendizaje: sentimientos motivadores y no motivadores, y el desarrollo de las relaciones interpersonales entre alumno-profesorpaciente, alumno-familia-equipo y alumno-alumno. Se constató una divergencia entre la teoría abordada en el aula y la realidad del campo de práctica. Se reflexionó sobre la preparación del alumno al ser inserido en el cuidado de enfermería del niño y de la función del profesor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4334
ISSN: 1517-3852 Impressa
2175-6783 On line
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_imllucio.pdf100,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.