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dc.contributor.advisorAbu-El-Haj, Jawdat-
dc.contributor.authorAquinho, Sandra Helena Silva de-
dc.date.accessioned2019-07-02T16:50:42Z-
dc.date.available2019-07-02T16:50:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationAQUINO, Sandra Helena Silva de. Entre escassez, prioridades e negociações: a COGERH e os trajetos e destinos das águas que vêm do Sertão para a Metrópole. 2019. 269f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43292-
dc.description.abstractThis thesis addresses the relationship between the State, represented by the Water Resources Company of the State of Ceará – COGERH (Companhia de Recursos Hídricos do Estado do Ceará) and the participants assembled in the Provisional Committee for the Monitoring of the Operation of Vale do Jaguaribe and Banabuiú (2012-2017), with the purpose of understanding how COGERH, from the water shortage, and in conjunction with that network of participants, establishes the propositions and sets the priorities to handle water management in the context of the process of Negotiated Allocation of Water. A state act which creates a hearing arena, disputes, and conclusion of agreements concerning access and distribution of water which runs from the Brazilian Outback (Sertão) to Fortaleza and its Metropolitan Area. An act which constitutes the management model of Ceará built under the tripod (university, local consulting services and World Bank) and which turns the State of Ceará into a laboratory for the implementation of the managerial model, in which water gains space in the neoliberal agenda, next to the decentralization as a strategy to approach the problem, thematized by public policy, and the management. In order to do so, I chose to emphasize the processes and the people, based on the social knowledge of the research interlocutors and in the observations born from field immersion due to my understanding that, from the connections, the knowledge and the experience the participants forge, locally, a management model to implement the policy of the water in the State of Ceará, defining the uses and paths of a public good, marked by a paradoxical interaction between democracy and inequality of access to the water, which triggers classification fights, and by acknowledgement in a competition that has as background the connection between water shortage, negotiation and priority.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão das águaspt_BR
dc.subjectEscassezpt_BR
dc.subjectNegociaçõespt_BR
dc.titleEntre escassez, prioridades e negociações: a COGERH e os trajetos e destinos das águas que vêm do Sertão para a Metrópolept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese trata da relação entre o estado, representado pela Companhia de Recursos Hídricos do Estado do Ceará-COGERH e os atores congregados na Comissão Provisória de Acompanhamento da Operação dos Vales Jaguaribe e Banabuiú (2012-2017), com o propósito de compreender como, a partir da escassez, a COGERH em articulação com essa rede de atores define as premissas e demarca as prioridades para lidar com a gestão das águas no âmbito do processo de Alocação Negociada de Água. Um ato de estado que cria uma arena de escutas, disputas e celebração de acordos em torno do acesso e distribuição das águas que correm do Sertão para Fortaleza e sua Região Metropolitana. Ato que constitui o modelo de gestão cearense construído sob o tripé (universidade, consultorias locais e Banco Mundial) e que torna o estado do Ceará um laboratório para a implementação do modelo gerencial, no qual a água ganha espaço na agenda neoliberal ao lado da descentralização como estratégia de aproximação do problema, tematizado pela política pública, e a gestão. Para tanto, optei por colocar em relevo os processos e as pessoas, apoiando-me no conhecimento social dos interlocutores da pesquisa e nas observações nascidas a partir da imersão no campo por compreender que, a partir das articulações, dos saberes e das vivências, os atores, forjam localmente um modelo de gestão para implementar a política das águas cearenses, definindo os usos e trajetos de um bem público, marcado por uma convivência paradoxal entre a democracia e a desigualdade de acesso à água, que aciona lutas de classificação e por reconhecimento em um jogo de disputas que tem por pano de fundo a conexão entre escassez, negociação e prioridade.pt_BR
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