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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Melo, Amanda Meincke | - |
dc.contributor.author | Pupo, Deise Tallarico | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T15:16:51Z | - |
dc.date.available | 2019-06-28T15:16:51Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Amanda Meincke; PUPO, Deise Tallarico. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Livro acessível e informática acessível. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 47p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 60331 29 1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43216 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Livro acessível em diversos formatos | pt_BR |
dc.subject | Informática - acesso ao livro e da biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Informática - tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.title | A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Livro acessível e informática acessível | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este fascículo apresenta o livro acessível em diversos formatos. Trata das diferentes possibilidades para universalizar o acesso ao livro e da biblioteca escolar como um espaço de todos. Aborda também as contribuições da informática acessível como alternativa para promover a participação de todos os alunos na realização das atividades escolares. O livro desempenha um importante papel na evolução das sociedades. Por meio dos livros, as pessoas têm acesso à informação produzida por diferentes gerações. Em um processo contínuo, podem acessá-la, interpretá-la e transformá-la. A relação com o livro tem mudado substancialmente nos últimos anos, com a popularização da informática. O livro em formato digital em texto favorece a comunicação de seu conteúdo para leitores com diferentes características e habilidades. Pode ser lido no computador e em dispositivos especializados, transformação em áudio impresso à tinta, com fonte em tamanhos variados, em Braille. Além disso, pode ser veiculado em diferentes suportes de armazenamento como CDs, DVDs, pendrive, em servidores web para acesso via Internet, etc. São usuários de livros acessíveis pessoas com deficiência visual, bem como aquelas que apresentam comprometimentos físicos que limitam suas habilidades de se apropriar ou manipular a informação impressa. Também são usuários de livros acessíveis pessoas com dificuldades de percepção ou outras deficiências que limitam suas habilidades de acompanhar as linhas impressas, as quais podem comprometer sua concentração ou impossibilitar a compreensão da informação em formato impresso devido à insuficiência / inabilidade em leitura e linguagem. A escola é um ambiente propício à valorização do livro. A imaginação e a criatividade podem ser largamente exploradas pelos professores na produção de textos, rodas de leitura, interpretação de histórias, confecção de álbuns e mapas utilizando materiais diversos, para várias leituras e vários leitores. A escola, portanto, deve oferecer condições para que todos os alunos possam manusear o livro, em seus vários formatos. O professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) desempenha um importante papel neste processo e deve desenvolver uma postura investigativa, buscando recursos de acessibilidade e produzindo livros acessíveis conforme a necessidade e escolha do aluno. Recursos de informática podem ser utilizados como alternativas a instrumentos usados no cotidiano escolar (ex: livro, caderno, lápis, agenda, mural, dentre outros) e ter seu acesso facilitado pela configuração de hardware e de software, além de recursos de Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Livros |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2010_liv_ammelo.pdf | 12,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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