Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBez, Maria Rosangela-
dc.date.accessioned2019-06-28T12:00:53Z-
dc.date.available2019-06-28T12:00:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBEZ, Maria Rosangela. Transtorno do espectro autista: possibilidades de apoio à inclusão através da comunicação alternativa. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 69-78.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 67589 49 7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43204-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCE; MC&Cpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectTranstorno Global do Desenvolvimento - Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA) - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleTranstorno do espectro autista: possibilidades de apoio à inclusão através da comunicação alternativapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Autismo, segundo o DSM-5 (Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders) faz parte de uma categoria específica com o nome de Transtorno do Espectro Autista (TEA), anteriormente intitulado Transtorno Global do Desenvolvimento. O TEA está inserido na categoria diagnóstica dos Transtornos de Neurodesenvolvimento, que inclui o transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e os transtornos invasivos do desenvolvimento sem outra especificação (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2013). O TEA é um distúrbio do desenvolvimento neurológico e deve estar presente desde a infância ou do início da infância, mas pode ser detectado mais tarde devido a mínimas demandas sociais e do apoio dos pais ou responsáveis nos primeiros anos. Conforme o DSM-5, o TEA passa a ter dois domínios: um composto por um domínio relativo a déficit de comunicação social e um segundo relativo a comportamentos/interesses restritos e repetitivos. Sua classificação está subdividida em quatro itens: déficits na reciprocidade socioemocional; déficits em comportamentos comunicativos não verbais utilizados para a interação social; déficits no desenvolvimento e na manutenção de relacionamentos adequados ao nível de desenvolvimento e padrões repetitivos/ restritivos de comportamento (estereotipias, comportamentos ritualizados, interesses intensamente ligados a um foco, aderência excessiva a rotinas, etc.), ou ainda hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais. Esses sintomas devem estar presentes na primeira infância (mas podem não se manifestar plenamente, até demandas sociais excederem as capacidades limitadas. O último item se dá quando os sintomas juntos limitam e prejudicam todo o funcionamento do dia (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. 2013). O TEA também fi ca distribuído quanto ao nível de gravidade: nível 1) a exigência de apoio: nível 2) a exigência de apoio substancial e nível 3) a exigência de apoio muito importante. Numa visão histórica, Leo Kanner e Hans Asperger são apontados como pioneiros que, separadamente, publicaram os primeiros trabalhos sobre o Autismo e Asperger. Ambos descreveram características de um transtorno que acompanhava os sujeitos desde seu nascimento. Wing (1998), Munro (1999), Lord (1999) e Bauer (2003) descrevem que ambas as síndromes poderiam ser consideradas como pertencentes a um mesmo espectro, denominado “espectro autista”. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:DFE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_capliv_mrbrez.pdf584,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.