Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43199
Tipo: | Livro |
Título: | Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 6. Tema: Avaliação: veredas e experiências educacionais |
Autor(es): | Leite, Raimundo Hélio Silva, Antônia Bruna da Jesuino, Filipe de Menezes Carvalho, Wirla Risany Lima |
Palavras-chave: | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional - autores, palestrantes, organizadores e congressistas;Avaliação Educacional |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | Imprece |
Citação: | LEITE, Raimundo Hélio; SILVA, Antônia Bruna da; JESUINO, Filipe de Menezes; CARVALHO, Wirla Risany Lima. (orgs.). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 5-7 nov. 2015, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Imprece, 2015. 3051p. Tema: Avaliação: veredas e experiências educacionais. |
Resumo: | O Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE/UFC) assumiu o propósito inicial de realizar seu VI Congresso Internacional para integrar as vivências e os saberes mais variados em torno da Avaliação Educacional a fim de fortalecê-los e divulgá-los. Os integrantes do núcleo sabiam desde o princípio, todavia, que não poderiam realizá-lo sozinhos e por isso, o NAVE se abriu desde os primeiros passos a todos os que quisessem e pudessem se integrar no empreendimento. O grupo que tornou este congresso realidade foi composto por autores, palestrantes, organizadores e congressistas, brasileiros e estrangeiros, reunidos não apenas para compartilhar experiências, mas para construí-las conjuntamente e com isso realizar trabalho análogo ao das águas que produzem vida enquanto abrem novos caminhos. É nesse clima que o VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional retoma o lema de uma de suas edições anteriores: La nave vá, em busca de novos caminhos para a avaliação educacional. Isso, porque a história da avaliação educacional tem sido pautada pelo aperfeiçoamento constante de revelar o que as pessoas aprendem por si mesmas ou em um processo de troca de experiências e percepções das coisas, do mundo e de si mesmas. Sendo assim, nada mais apropriado que a realização de um congresso sobre avaliação que congrega especialistas do vários ramos desta área para a troca e o compartilhamento dos achados de suas reflexões e pesquisas. A diversidade de visões diferentes confere à aprendizagem uma áurea de universalidade que a sabedoria individual não alcança. Com efeito, o comandante do nave compartilha com Sócrates a sabedoria contida na sua frase “Eu sei que nada sei” (Seio me neseíre). A tripulação do nave é composta por jovens marinheiros, experimentados lobos do mar, que navegam, desde há muito, na seara da avaliação, mas uns e outros muito aprenderam e ensinaram, enquanto la nave se deslocava nesses dias de congresso. Estes Anais são o testemunho dos conhecimentos colhidos pelas redes lançadas ao mar nos cardumes das conferências, das palestras, das discussões em grupo, dos artigos, dos pôsteres, das apresentações orais e dos minicursos. Em outros termos, eles representam uma das contribuições do congresso para o avanço dos estudos em avaliação educacional é o que conforta aos que organizaram este evento. As dificuldades que foram superadas para se realizar este congresso reforçam a nossa certeza e a nossa esperança de que a retomada da realização do Congresso Internacional em Avaliação Educacional não mais será interrompida, se houver um comandante que disponha de uma pequena tripulação, destemida e dedicada, disposto a enfrentar tormentas, desestímulos, falta de colaboração que aparecerem em sua rota. Esperamos revê-los no próximo congresso. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43199 |
ISBN: | 978 85 8126 090 7 |
Aparece nas coleções: | FACED - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_liv_rhleite.pdf | 28,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.