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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Lídia Eugênia-
dc.contributor.authorGomes, Valeska de Sousa-
dc.date.accessioned2019-06-27T13:14:30Z-
dc.date.available2019-06-27T13:14:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGOMES, Valeska de Sousa. A leitura como ferramenta de difusão do conhecimento no desenvolvimento de crianças que moram em comunidades com risco social. 2015. 78f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43169-
dc.description.abstractExposes reading as a tool of dissemination of knowledge to children living in communities with social risk. Discusses the social role of the community library as inspiring and encouraging of reading and inclusion. It has the general objective to investigate if the reading gives to children who live in communities with social risk, benefits that contribute to improve quality of life to them. About the methodology, it is a qualitative study and analyzes the activities developed in the “Projeto Criança Feliz” (Happy Child Project) in the community library called “Criança Feliz”, located in a neighborhood of the city of Fortaleza, which has considerable social risk index in childhood. It addresses also the conceptions of community libraries, reading mediation, reading mediator and observes his contributions to children and youth of the community. In conclusion, it appears that reading, community library and reading mediation are essential for the development of childhood and life in the community and contribute to the reduction of social exclusion.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunidades com risco socialpt_BR
dc.subjectBiblioteca comunitáriapt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.titleA leitura como ferramenta de difusão do conhecimento no desenvolvimento de crianças que moram em comunidades com risco socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrExpõe a leitura como ferramenta de difusão do conhecimento para crianças residentes em comunidades com risco social. Discute o papel social da biblioteca comunitária como inspiradora e incentivadora da leitura e de inclusão. Tem como objetivo geral investigar se a leitura proporciona às crianças que vivem em comunidades com risco social benefícios que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo de natureza qualitativa e analisa as atividades desenvolvidas no Projeto Criança Feliz, na Biblioteca Comunitária Criança Feliz, localizada em um bairro da cidade de Fortaleza-CE, que possui considerável índice de risco social na infância. Aborda, ainda, as concepções acerca de bibliotecas comunitárias, mediação de leitura, mediador de leitura e observa suas contribuições para crianças e jovens da comunidade. Em conclusão, verifica-se que a leitura, a biblioteca comunitária e a mediação de leitura são essenciais para o desenvolvimento da infância e da vida em comunidade e que contribuem para a diminuição da exclusão social.pt_BR
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