Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43160
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Lucas Araújo Gondim | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Emanuel Portela de | - |
dc.contributor.author | Abreu, Maria Fayna Oliveira | - |
dc.contributor.author | Aragão, Lucelia Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T18:54:43Z | - |
dc.date.available | 2019-06-26T18:54:43Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Lucas AraÚjo Gondim et al. A evolução do PACCE e de seus bolsistas na UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43160 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PACCE | pt_BR |
dc.subject | Evolução | pt_BR |
dc.subject | Expansão | pt_BR |
dc.title | A evolução do PACCE e de seus bolsistas na UFC | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As universidades são instituições de ensino superior pluridisciplinar que atuam na formação de profissionais de nível superior, nas mais diferentes áreas de atuação. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) visa contribuir com o aumento das taxas de conclusão de curso e também busca aumentar a sinergia entre alunos das mais diferentes áreas utilizando-se de atividades que estimulam o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de habilidades sociais. O programa iniciou com 95 bolsistas em 2009. Neste ano (2016), são 300 bolsistas. Analisando essa expansão numérica ao longo dos anos, o presente artigo tem como objetivo avaliar a evolução do programa, do ponto de vista qualitativo, e verificar se durante esses sete anos, os objetivos do programa estão sendo atingidos. Através de questionários aplicados aos bolsistas e ex-bolsistas do programa e também levantamentos no banco de dados da Coordenação do PACCE, com autorização prévia, será possível avaliar: a aplicação das atividades formativas desde o início dos trabalhos em 2009; a quantidade de bolsistas participantes no decorrer dos anos; e como se deu o desenvolvimento das comissões que integram atualmente o PACCE. Dessa maneira, será possível perceber se de fato os objetivos do programa estão sendo atingidos, bem como dimensionar o impacto do Programa na vida acadêmica e pessoal dos estudantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lagbarbosa.pdf | 48,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.