Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, July Santiago-
dc.contributor.authorFerreira, Larissa Araújo-
dc.contributor.authorCosta, Victor Levi da-
dc.contributor.authorAlencar, Roberta Eveline Figueiredo-
dc.contributor.authorBustamante Junior, Juan de Dios-
dc.date.accessioned2019-06-26T18:48:28Z-
dc.date.available2019-06-26T18:48:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOELHO, July Santiago; et al. A resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43156-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPilarespt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectaprendizagem cooperativapt_BR
dc.titleA resistência de utilizar a metodologia da aprendizagem cooperativa: por que competir aparenta ser mais atrativo para as pessoas?pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRESUMO Sendo as empresas o local onde as pessoas passam o maior tempo de seu dia, observou-se justo a aplicação de alguns pilares da Aprendizagem Cooperativa. Após a revolução industrial no mundo, a competitividade no mercado de trabalho só vem tornando-se cada vez maior. E essa competitividade pode acabar gerando falhas na relação entre os trabalhadores, podendo até, tornar o local de trabalho um ambiente desagradável, exaustivo e estressante. Todos esses fatores podem afetar negativamente o indivíduo com, tensão muscular, dores de cabeça, insônia e etc... Os cinco pilares da aprendizagem cooperativa são: Interação face a face, responsabilidade individual, habilidades sociais, processamento de grupo e interdependência positiva. Esses pilares podem ser aplicados na realização de algumas atividades. A história de vida, momento em que um indivíduo confia em partilhar de sua história com os demais, é uma das atividades executadas no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis com o intuito de criar laços entre os membros participantes, afim de que a partir desses laços haja uma maior sensibilidade, compreensão e que isso auxilie na relação de uns com os outros. Pensando nessa aplicabilidade e seus possíveis efeitos positivos, viu-se viável a aplicação da história de vida em um local onde muitas vezes, a competitividade afeta a relação entre pessoas que convivem todos os dias e assim tornando o local de trabalho um local do qual não se tem o prazer de estar presente. Para a constatação de que a aplicação da historia de vida poderia modificar a relação entre os participantes, houve a aplicação de um questionário antes da execução de tal atividade. Posteriormente de sua execução, houve a aplicação do mesmo questionário, com o intuito de mensurar, qualitativamente, o nível de pertencimento, de bem estar e do próprio desempenho na empresa de cada indivíduo.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jscoelho.pdf49,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.