Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43147Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Pimentel, Giselle Maria Teixeira | - |
| dc.contributor.author | Silva, Maírla Angelo da | - |
| dc.contributor.author | Bezerra, José Arimatéa Barros | - |
| dc.date.accessioned | 2019-06-26T18:38:43Z | - |
| dc.date.available | 2019-06-26T18:38:43Z | - |
| dc.date.issued | 2016 | - |
| dc.identifier.citation | PIMENTEL, Giselle Maria Teixeira; SILVA, Maírla Angela da; BEZERRA, José Arimatéa Barros. A criação de um perfil do estudando recém-ingresso do Curso de Pedagogia da UFC como base para o desenvolvimento de atividades voltadas à diminuição da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43147 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Evasão | pt_BR |
| dc.subject | Recém-ingressos | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.title | A criação de um perfil do estudando recém-ingresso do Curso de Pedagogia da UFC como base para o desenvolvimento de atividades voltadas à diminuição da evasão | pt_BR |
| dc.type | Resumo | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | É recorrente que, ao ingressarem na faculdade, os jovens se deparem com uma realidade muito diferente da qual viviam no ensino médio. Essa realidade pode desmotivar o suficiente alguns alunos, levando-os a abandonar o curso. Considerando o nível considerável de evasão de alunos do curso de Pedagogia, ficou explícita a relevância a de elaborar um perfil desses estudantes que sirva como uma referência para o desenvolvimento de atividades específicas para esse público-alvo que ajudem a reduzir os impactos dessa realidade que os mesmos terão que encarar e, como resultado tornar o curso mais atrativo, lúdico e motivador. Assim, o projeto tem como objetivo elaborar um perfil dos estudantes recém-ingressos que servirá como base para a elaboração de atividades voltadas à diminuição da evasão nos cursos presenciais de Pedagogia. Metodologia: Aplicação de questionários com os alunos dos primeiros semestres diurno e noturno, questionando aspectos socioeconômicos e expectativas quanto ao curso. Resultados: Reunimos um total de 56 questionários, sendo 28 do diurno e 28 do noturno. Ao analisarmos as respostas, ficaram evidentes as diferenças e semelhanças entre os dois turnos. A idade média dos alunos do diurno fica entre 16 a 20 anos, enquanto que no noturno, esse número sobre para entre 21 e 25. Esses últimos também trabalham mais. Ao final do semestre, coletamos também os dados de reprovações por nota, falta e trancamentos realizados nessas turmas ao passarem para o segundo semestre. Visualizamos que as taxas do noturno foram maiores que a do diurno. Deste modo, fica evidente a necessidade de atividades que envolvam mais os estudantes no mundo acadêmico e que diminuam os impactos da mudança da realidade do ensino médio para a universidade, de forma a reduzir a evasão tão presente nesses cursos. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2016_resumo_eve_gmtpimentel.pdf | 49,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.