Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Suellen Mangeth-
dc.contributor.authorFreire, Diana Isis Albuquerque Arraes-
dc.date.accessioned2019-06-26T18:27:54Z-
dc.date.available2019-06-26T18:27:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERREIRA, Suellen Mangeth; FREIRE, Diana Isis Albuquerque Arraes. Atividade voluntária com crianças como pré requisito para intercâmbio: uma experiência na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança (UUNDC). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43135-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil.pt_BR
dc.subjectExperiência Voluntária.pt_BR
dc.subjectCrianças.pt_BR
dc.titleAtividade voluntária com crianças como pré requisito para intercâmbio: uma experiência na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança (UUNDC).pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança, a autora deste trabalho cumpriu um pré requisito para fazer intercâmbio: ter experiência voluntária com crianças. O objetivo deste trabalho é socializar esta experiência ocorrida durante o semestre 2016.1. Justifica-se essa partilha pelo interesse de comprometimento da UUNDC com estudantes da UFC, como espaço aberto à pesquisa, ensino e extensão. É relevante dizer que a busca para esta experiência foi feita por uma estudante de Administração, algo incomum para a instituição, mais procurada por estudantes da área de Educação, licenciaturas e Psicologia. Como metodologia, a estudante compareceu à UUNDC duas vezes por semana, na turma de Infantil 5, e suas atribuições foram estar junto às crianças, brincando e ajudando-as nas necessidades da rotina, auxiliando também a professora da turma. A estudante e a professora realizaram trocas de saberes sobre Educação e Administração. A estudante refletiu sobre a prática pedagógica diferenciada na instituição, distinta da perspectiva tradicional e baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), em que a criança é o centro do planejamento e as práticas são conduzidas por interações e brincadeiras, com experiências que promovem o desenvolvimento integral das crianças, conforme as DCNEI (BRASIL, 2009). Como resultado dessa experiência, a estudante e a professora expandiram seus conhecimentos acerca de Educação e Administração. A estudante afirma que ampliou seu entendimento sobre o universo infantil, compreendendo o valor da brincadeira e do diálogo, enxergando a criança como agente ativo na construção dos saberes e cultura. Outro ganho foi o seu crescimento pessoal. Para as crianças, a convivência se refletiu em espontaneidade, confiança.pt_BR
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_smferreira.pdf50,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.