Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43132
Tipo: | Resumo |
Título : | Criação de oficinas educomunicativas na formação do aluno de sistemas e mídias digitais |
Autor : | Nascimento, Gabriel Coelho Santos, Elizabeth da Paz Pequeno, Henrique Sérgio Lima |
Palabras clave : | Oficinas;Educomunicação;Formação |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | NASCIMENTO, Gabriel Coelho; SANTOS, Elizabeth da Paz; PEQUENO, Henrique Sérgio Lima. Criação de oficinas educomunicativas na formação do aluno de sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | Educomunicação é um campo de ações voltadas a utilizar a educação aliada à tecnologia para melhorar a capacidade de expressão dos alunos, desenvolver sua capacidade comunicativa e trabalhar a democracia e a sociedade em sala de aula. A criação das oficinas amplia a noção de educação dos alunos, trazendo novas experiências que vão atingir não somente a formação acadêmica do mesmo, mas também os próprios participantes, geralmente crianças e adolescentes. As oficinas geralmente são a primeira experiência do aluno com a docência, invertendo os papéis e colocando-o na posição de professor. É interessante que o aluno durante sua formação tenha experiências ligadas à docência, pois essa inversão de papel professor-aluno permite explorar diversas possibilidades no meio. O aluno de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) tem contato amplo com tecnologias digitais, permitindo a união de conceitos sobre a tecnologia em si e o meio digital, tendo uma preparação multidisciplinar que busca obter o domínio de diferentes habilidades de programação, design, audiovisual, entre outras. Durante a formação, essas habilidades são trabalhadas na criação de diversos aplicativos multimídias que muitas vezes possuem ligação com a educação e podem servir de suporte a professores e educadores. No processo de criação de uma oficina educomunicativa, o aluno aprende conceitos de Educomunicação e meios de aliar todo o conteúdo visto em sala com novas formas de aprendizado, envolvendo ferramentas comunicativas. O processo de desenvolvimento das oficinas será avaliado através de um estudo de caso onde se observará desde as fazes iniciais de planejamento até o dia de execução. Com isso espera-se que o aluno aprimore suas experiências práticas de docência usando os recursos educomunicativos propostos bem como o pensamento crítico e social desenvolvido a partir das oficinas dadas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43132 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gcnascimento.pdf | 48,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.