Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43126
Tipo: | Resumo |
Título: | Influência da monitoria do módulo de cinemática muscular 2 no desempenho dos discentes no ano de 2016 |
Autor(es): | Policarpo, Fernanda Nair Nicolau Xavier, Antonio Huydson Ferreira Rodrigues, Helena Larissa das Neves Lima, Pedro Olavo de Paula |
Palavras-chave: | Monitoria;Nota;Prova |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | POLICARPO, Fernanda Nair Nicolau et al. Influência da monitoria do módulo de cinemática muscular 2 no desempenho dos discentes no ano de 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | A atividade de monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem que contribui como um todo para a universidade, pois consegue reforçar os assuntos estudados em sala, e aos alunos mais experientes permite uma vivência pedagógica. Essa atividade de apoio pedagógico ocorre em horários alternativos para solucionar dificuldades em relação à matéria. O módulo de Cinemática Muscular (CM) 2 apresenta grande carga horária, pois tem como objetivo dar continuidade ao conteúdo de CM1, ensinando técnicas utilizadas para avaliação e tratamento das disfunções do movimento. Portanto devido à natureza preparatória do módulo para as clínicas fisioterapêuticas acontecem tanto provas teóricas como práticas. Objetivo: Analisar se houve diferença no desempenho acadêmico dos alunos que frequentavam as monitorias no Módulo de CM 2 em 2016. Métodos: Foi realizado um estudo transversal no período de Março a Julho de 2016, comparando as notas obtidas nas provas teóricas e práticas dos 32 alunos do módulo, dividindo-os em ausentes ou assíduos nas monitorias. Os dados foram analisados no programa SPPS com estatística descritiva e análise de frequência. Para comparar as notas das 8 provas entre os indivíduos assíduos e ausentes, utilizou-se o teste t independente. Resultados: Foram realizadas 13 monitorias durante o semestre, de acordo com a média de presença da turma nas monitorias (6,38) adotou-se que o aluno seria considerado assíduo a partir de 6 presenças (19 alunos, 59,4%) e abaixo disso, como ausente (13 alunos, 40,6%). Em todas as provas os alunos Assíduos obtiveram notas maiores, entretanto, a diferença na segunda prova teórica e prática não foi estatisticamente significante, mas sabe-se que essa prova apresenta um conteúdo reduzido e há um trabalho que compõe parte da nota. Conclusão: Uma monitoria semanal para rever os assuntos teóricos e práticos parece beneficiar o desempenho acadêmico dos alunos assíduos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43126 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fnnpolicarpo.pdf | 51,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.