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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVerde, Adriana Lima-
dc.contributor.authorMoura, Olga Marques S. Lessa de-
dc.date.accessioned2019-06-26T13:49:23Z-
dc.date.available2019-06-26T13:49:23Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMOURA, O. M. S. L. A criança com síndrome de down: As contribuições da escola regular para o seu desenvolvimento global. 2011. 52 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43084-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrianças deficientes mentais - Educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDown, Síndrome de - Educaçãopt_BR
dc.titleA criança com síndrome de down: As contribuições da escola regular para o seu desenvolvimento globalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho objetivou investigar qual o papel da escola regular em relação ao desenvolvimento e aprendizagem de uma jovem com síndrome de Down. A realização deste estudo compreendeu a leitura de teóricos psicogenéticos (Piaget, Wallon e Vygotsky), enfocando suas contribuições acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, além de outros autores que discutem a Inclusão Escolar e a Síndrome de Down. A investigação foi realizada através de um estudo de caso de uma jovem com síndrome de Down, que freqüenta o primeiro ano do ensino médio em uma escola regular particular. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com a mãe e a professora da jovem estudada. Os dados revelaram a importância da escola regular para o desenvolvimento e aprendizagem de uma aluna com síndrome de Down. Como principais conclusões, destacam-se a falta de um embasamento maior nas escolas para exercer com qualidade a inclusão escolar e a importância da parceria da família juntamente com a escola para o bom desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down.pt_BR
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