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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43084
Tipo: | TCC |
Título: | A criança com síndrome de down: As contribuições da escola regular para o seu desenvolvimento global |
Autor(es): | Moura, Olga Marques S. Lessa de |
Orientador: | Verde, Adriana Lima |
Palavras-chave: | Crianças deficientes mentais - Educação;Inclusão escolar;Down, Síndrome de - Educação |
Data do documento: | 2011 |
Citação: | MOURA, O. M. S. L. A criança com síndrome de down: As contribuições da escola regular para o seu desenvolvimento global. 2011. 52 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho objetivou investigar qual o papel da escola regular em relação ao desenvolvimento e aprendizagem de uma jovem com síndrome de Down. A realização deste estudo compreendeu a leitura de teóricos psicogenéticos (Piaget, Wallon e Vygotsky), enfocando suas contribuições acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, além de outros autores que discutem a Inclusão Escolar e a Síndrome de Down. A investigação foi realizada através de um estudo de caso de uma jovem com síndrome de Down, que freqüenta o primeiro ano do ensino médio em uma escola regular particular. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com a mãe e a professora da jovem estudada. Os dados revelaram a importância da escola regular para o desenvolvimento e aprendizagem de uma aluna com síndrome de Down. Como principais conclusões, destacam-se a falta de um embasamento maior nas escolas para exercer com qualidade a inclusão escolar e a importância da parceria da família juntamente com a escola para o bom desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43084 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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