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dc.contributor.advisorFeitosa, Francisco Edson de Lucena-
dc.contributor.authorCrispim, Tatiana Amancio Campos-
dc.date.accessioned2019-06-24T17:15:00Z-
dc.date.available2019-06-24T17:15:00Z-
dc.date.issued2019-05-28-
dc.identifier.citationCRISPIM, T. A. C. Construção da linha de cuidado da mulher vítima de violência sexual: superando barreiras. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e da Criança) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43007-
dc.description.abstractThe preoccupation with care dates back to the ancient times having passed through different types of perceptions over time. At present, we are looking for a management of care aimed at the adequate assistance to the patient, according to their needs and with the guarantee of an integral care during the whole course of the patient whether at the level of primary or hospital care. The Care Lines are the design of this trajectory. Objective: to build the line of care for women victims of sexual violence in the Maternity-School Assis Chateaubriand. Methodology: Descriptive study, where all the necessary steps are taken to construct care lines: Mapping the main organizational processes; Choice of care line; Workshop planning and participant selection; Definition of the elements in the line; Process modeling using Bizagi® software. Outcome: 9 workshops were carried out, of which 4 generated the line of care of the victim of sexual violence after immediate aggravation and the interruption of gestation due to rape, where the doors of entry were defined, the role of each professional in the patient's itinerary and the necessary articulations with the various assistance sectors of the institution. Conclusion: The construction of a care line in whatever area is of extreme value to all involved. Demand interaction and discussion among the various professions that at some point, always obligatorily interact in favor of the patient. And its design brings the possibility of teaching the singularity and the integrality of the assistance, involving in a single act, the care and the teaching..pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAssistência Centrada no Pacientept_BR
dc.subjectDelitos Sexuaispt_BR
dc.subjectPadrão de Cuidadopt_BR
dc.subjectProtocolos Clínicospt_BR
dc.subjectSaúde da Mulherpt_BR
dc.titleConstrução da linha de cuidado da mulher vítima de violência sexual: superando barreiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA preocupação com o cuidado data dos tempos antigos tendo passado por diferentes tipos de percepções ao longo do tempo. Atualmente, procura-se uma gestão do cuidado voltado para a adequada assistência ao paciente, de acordo com suas necessidades e com a garantia de um cuidado integral durante todo o percurso do paciente seja a nível de atenção primária ou hospitalar. As Linhas de Cuidado são o desenho dessa trajetória. Objetivo:construir a linha de cuidado do atendimento à mulher vítima de violência sexual na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. Metodologia:Estudo descritivo, onde sãocontempladas todas as etapas necessárias para a construção das linhas de cuidado:Mapeamento dos principais processos organizacionais;Escolha da linha de cuidado;Planejamento das oficinas e escolha dos participantes;Definição dos elementos constantes na linha;Modelagem do processo, utilizando-se do software Bizagi®.Resultado: realização de 9 oficinas, das quais 4 geraram a linha de cuidado da vítima de violência sexual pós agravo imediato e da interrupção da gestação decorrente de estupro, onde foram definidas as portas de entrada, o papel de cada profissional no itinerário da paciente e as articulações necessárias com os diversos setores assistenciais da instituição. Conclusão: A construção de uma linha de cuidado seja em que área for, é de extrema valia para todos os envolvidos. Demanda interação e discussão entre as diversas profissões que em algum momento, interagem obrigatoriamente sempre em prol do paciente. E seu desenho traz a possibilidade de ensinar a singularidade e a integralidade da assistência, envolvendo assim em um único ato, o cuidar e o ensinar.pt_BR
Aparece nas coleções:MPSMC - Dissertações defendidas na UFC

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