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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, André Fonseca-
dc.date.accessioned2019-06-24T16:07:39Z-
dc.date.available2019-06-24T16:07:39Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFEITOSA, André Fonseca. Vida Maria e a representação do Semiárido Nordestino: possibilidades didático-pedagógicas do audiovisual em sala de aula. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 4200 096 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43002-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica; Wave Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurta metragem Vida Maria (2007) - Análise do discursopt_BR
dc.subjectCurta metragem- Cearápt_BR
dc.subjectCurta metragem - sociedadept_BR
dc.titleVida Maria e a representação do Semiárido Nordestino: possibilidades didático-pedagógicas do audiovisual em sala de aulapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho propõe a utilização do curta metragem Vida Maria (2007) como material didático-pedagógico, para problematizar as representações do semiárido nordestino. Vida Maria (2007) é um curta metragem de animação com nove minutos, realizado por Márcio Ramos com o apoio do governo do estado do Ceará pela lei estadual de incentivo à cultura n. 12.464 de 29 de junho de 1995.1 O curta mostra vida da protagonista Maria José em um contexto rural semiárido. Na infância, quando tentava aprender a escrever, a mãe de Maria a manda trabalhar, interrompendo seu letramento. Então, seu cotidiano torna-se apenas de trabalho e, com a maturidade, a procriação. A narrativa termina reproduzindo a mesma cena que começa, porém com Maria José, já envelhecida, mandando sua filha, Maria de Lourdes, trabalhar quando esta tentava desenhar suas primeiras letras. Analisamos a representação dessa animação, para identificar como constrói uma denúncia de uma realidade social rural de pobreza, de atraso e de analfabetismo. Baseados nessa análise, sugerimos a utilização de Vida Maria como recurso didático-pedagógico em sala de aula.[...]pt_BR
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