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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43002Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Feitosa, André Fonseca | - |
| dc.date.accessioned | 2019-06-24T16:07:39Z | - |
| dc.date.available | 2019-06-24T16:07:39Z | - |
| dc.date.issued | 2012 | - |
| dc.identifier.citation | FEITOSA, André Fonseca. Vida Maria e a representação do Semiárido Nordestino: possibilidades didático-pedagógicas do audiovisual em sala de aula. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012. | pt_BR |
| dc.identifier.isbn | 978 85 4200 096 2 | - |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43002 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Expressão Gráfica; Wave Media | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Curta metragem Vida Maria (2007) - Análise do discurso | pt_BR |
| dc.subject | Curta metragem- Ceará | pt_BR |
| dc.subject | Curta metragem - sociedade | pt_BR |
| dc.title | Vida Maria e a representação do Semiárido Nordestino: possibilidades didático-pedagógicas do audiovisual em sala de aula | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho propõe a utilização do curta metragem Vida Maria (2007) como material didático-pedagógico, para problematizar as representações do semiárido nordestino. Vida Maria (2007) é um curta metragem de animação com nove minutos, realizado por Márcio Ramos com o apoio do governo do estado do Ceará pela lei estadual de incentivo à cultura n. 12.464 de 29 de junho de 1995.1 O curta mostra vida da protagonista Maria José em um contexto rural semiárido. Na infância, quando tentava aprender a escrever, a mãe de Maria a manda trabalhar, interrompendo seu letramento. Então, seu cotidiano torna-se apenas de trabalho e, com a maturidade, a procriação. A narrativa termina reproduzindo a mesma cena que começa, porém com Maria José, já envelhecida, mandando sua filha, Maria de Lourdes, trabalhar quando esta tentava desenhar suas primeiras letras. Analisamos a representação dessa animação, para identificar como constrói uma denúncia de uma realidade social rural de pobreza, de atraso e de analfabetismo. Baseados nessa análise, sugerimos a utilização de Vida Maria como recurso didático-pedagógico em sala de aula.[...] | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| 2012_eve_affeitosa.pdf | 381,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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