Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42971
Tipo: Artigo de Evento
Título: O central e o local na Capitania de Pernambuco: notas sobre as conexões políticas entre Olinda e Lagoa do Sul (c. 1580-1711)
Autor(es): Curvelo, Arthur Almeida Santos de Carvalho
Palavras-chave: Política - Câmara Municipal de Alagoas do Sul;Capitania de Pernambuco
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica; Wave Media
Citação: CURVELO, Arthur Almeida Santos de Carvalho. O central e o local na Capitania de Pernambuco: notas sobre as conexões políticas entre Olinda e Lagoa do Sul (c. 1580-1711). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumo: Comunicação tem por objetivo apresentar, em poucas linhas, a problemática central do projeto de dissertação “A Câmara Municipal de Alagoas do Sul: Governança e Poderes Locais no sul de Pernambuco (1654 - c.1732)”, defendido junto ao Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Nele, buscamos avaliar os impactos da fundação da Câmara no processo de formação política da vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Para que se possa dimensionar esses impactos, propõe-se esboçar desde finais do século XVI (quando os portugueses começam a se estabelecer no território de em questão) até as primeiras décadas do século XVIII (quando ela se torna a Cabeça da Comarca das Alagoas) evidenciando que, no mencionado período, se pode observar uma tendência à sua autonomização em relação à vila de Olinda. Com isso, os objetos de estudo aqui privilegiados são as conexões políticas entre essas duas vilas, partindo do pressuposto de que, ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, Olinda – ou o Recife – se define como um centro político em relação às demais vilas da Capitania. Ressalte-se que o uso da expressão “Notas”, no subtítulo do artigo, é proposital para fazer menção a um trabalho ainda em construção, para o qual se apresentam, por hora, alguns resultados preliminares da análise de uma pequena parte das fontes e da bibliografia. O artigo se encontra dividido em duas partes. Na primeira, procura-se esboçar a construção jurisdicional da Capitania de Pernambuco, dando destaque às razões de Olinda ter se constituído como um centro político. Na segunda, pretende-se explorar algumas das principais formas de governo instaladas na vila de Lagoa do Sul ao longo de três períodos: o Donatarial (1534-1630), o Neerlandês (1630-1654) e o do pos-bellum (pós 1654), evidenciando suas formas de dependência em relação a Olinda e ao Recife. [...]
URI: 978 85 4200 096 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42971
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_aasccurvelo.pdf300,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.