Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Rosemeire Bernardino dos-
dc.date.accessioned2019-06-19T17:46:45Z-
dc.date.available2019-06-19T17:46:45Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationREIS, Rosemeire Bernardino dos. Ensino de história e suas fontes: reflexões e práticas do uso da mídia na perspectiva histórica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 4200 096 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42917-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica; Wave Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDebate acerca da educaçãopt_BR
dc.subjectVisões da educaçãopt_BR
dc.subjectVida cotidianapt_BR
dc.titleEnsino de história e suas fontes: reflexões e práticas do uso da mídia na perspectiva históricapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrVivemos um período que o debate acerca da educação é uma temática sempre em evidência. Devemos entendê-la de forma que seu significado possa abranger elementos que contribuam para uma educação com perspectiva na formação completa do cidadão. Onde novos desafios são impostos aos educadores, pois ao mesmo tempo em que são consumidores da mídia a usam como instrumento educacional objetivando alcançar elementos que contribuam para uma educação associada à perspectiva do sócio/cultural. Essas novas visões educativas exigem a todos educadores debater e analisar as relações do sujeito na vida cotidiana no aspecto social e cultural, acionando o processo da mídia na educação que se amplia no mundo globalizado. Assim a proposta busca compreender e discutir as questões cotidianas na constituição das diferentes práticas/teorias educacionais, interligando as redes sociais educativas nas suas diferenciadas dimensões. Ou seja, debater e analisar as relações do sujeito na vida cotidiana no aspecto social e cultural, acionando o processo da mídia na educação que amplia no mundo globalizado. Por esses percalços, torna-se necessário que o uso da mídia na educação seja planejado tendo como pressupostos seus reais contextos educacionais, considerando seus limites e possibilidades. Ademais, ressalto, desde já, que numa sociedade globalizada marcada pela velocidade acelerada do tempo, isto é o tempo da mídia a qual colabora com significativas transformações culturais, debater sobre esse instrumento didático tão bem privilegiado nas aulas de história é simultaneamente desafio e fascínio, ou seja, é penetrar num universo cultural do qual fazemos parte. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_rbreis.pdf138,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.