Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42917
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ensino de história e suas fontes: reflexões e práticas do uso da mídia na perspectiva histórica
Autor(es): Reis, Rosemeire Bernardino dos
Palavras-chave: Debate acerca da educação;Visões da educação;Vida cotidiana
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica; Wave Media
Citação: REIS, Rosemeire Bernardino dos. Ensino de história e suas fontes: reflexões e práticas do uso da mídia na perspectiva histórica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumo: Vivemos um período que o debate acerca da educação é uma temática sempre em evidência. Devemos entendê-la de forma que seu significado possa abranger elementos que contribuam para uma educação com perspectiva na formação completa do cidadão. Onde novos desafios são impostos aos educadores, pois ao mesmo tempo em que são consumidores da mídia a usam como instrumento educacional objetivando alcançar elementos que contribuam para uma educação associada à perspectiva do sócio/cultural. Essas novas visões educativas exigem a todos educadores debater e analisar as relações do sujeito na vida cotidiana no aspecto social e cultural, acionando o processo da mídia na educação que se amplia no mundo globalizado. Assim a proposta busca compreender e discutir as questões cotidianas na constituição das diferentes práticas/teorias educacionais, interligando as redes sociais educativas nas suas diferenciadas dimensões. Ou seja, debater e analisar as relações do sujeito na vida cotidiana no aspecto social e cultural, acionando o processo da mídia na educação que amplia no mundo globalizado. Por esses percalços, torna-se necessário que o uso da mídia na educação seja planejado tendo como pressupostos seus reais contextos educacionais, considerando seus limites e possibilidades. Ademais, ressalto, desde já, que numa sociedade globalizada marcada pela velocidade acelerada do tempo, isto é o tempo da mídia a qual colabora com significativas transformações culturais, debater sobre esse instrumento didático tão bem privilegiado nas aulas de história é simultaneamente desafio e fascínio, ou seja, é penetrar num universo cultural do qual fazemos parte. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42917
ISBN: 978 85 4200 096 2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_rbreis.pdf138,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.