Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42917
Type: Artigo de Evento
Title: Ensino de história e suas fontes: reflexões e práticas do uso da mídia na perspectiva histórica
Authors: Reis, Rosemeire Bernardino dos
Keywords: Debate acerca da educação;Visões da educação;Vida cotidiana
Issue Date: 2012
Publisher: Expressão Gráfica; Wave Media
Citation: REIS, Rosemeire Bernardino dos. Ensino de história e suas fontes: reflexões e práticas do uso da mídia na perspectiva histórica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: Vivemos um período que o debate acerca da educação é uma temática sempre em evidência. Devemos entendê-la de forma que seu significado possa abranger elementos que contribuam para uma educação com perspectiva na formação completa do cidadão. Onde novos desafios são impostos aos educadores, pois ao mesmo tempo em que são consumidores da mídia a usam como instrumento educacional objetivando alcançar elementos que contribuam para uma educação associada à perspectiva do sócio/cultural. Essas novas visões educativas exigem a todos educadores debater e analisar as relações do sujeito na vida cotidiana no aspecto social e cultural, acionando o processo da mídia na educação que se amplia no mundo globalizado. Assim a proposta busca compreender e discutir as questões cotidianas na constituição das diferentes práticas/teorias educacionais, interligando as redes sociais educativas nas suas diferenciadas dimensões. Ou seja, debater e analisar as relações do sujeito na vida cotidiana no aspecto social e cultural, acionando o processo da mídia na educação que amplia no mundo globalizado. Por esses percalços, torna-se necessário que o uso da mídia na educação seja planejado tendo como pressupostos seus reais contextos educacionais, considerando seus limites e possibilidades. Ademais, ressalto, desde já, que numa sociedade globalizada marcada pela velocidade acelerada do tempo, isto é o tempo da mídia a qual colabora com significativas transformações culturais, debater sobre esse instrumento didático tão bem privilegiado nas aulas de história é simultaneamente desafio e fascínio, ou seja, é penetrar num universo cultural do qual fazemos parte. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42917
ISBN: 978 85 4200 096 2
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_eve_rbreis.pdf138,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.