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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2019-06-19T17:42:46Z-
dc.date.available2019-06-19T17:42:46Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationALVES, Raquel da Silva. O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 4200 096 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42915-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica; Wave Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Curso - Criticapt_BR
dc.titleO Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiadorpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se nas Licenciaturas em História como possibilidade para pensar diferentes temáticas, das quais destacam-se os seguintes aspectos: o processo de inclusão de temas historiográficos ausentes nos livros didáticos nas salas de aula, a relação entre a graduação e a cultura escolar, a formação profissional dos historiadores e a prática docente. Além disso, a escrita do TCC está ligada às reflexões oriundas da experiência docente dos alunos nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História que ainda exige, dentre outras questões, que os alunos da graduação estudem as intervenções possíveis no processo de construção do conhecimento histórico nas escolas. Nesse sentido, o TCC surge como mecanismo para levantar problematizações cujo objetivo é realizar uma avaliação crítica da formação de professores e do trabalho docente. Esse aspecto também possibilita pensar nos saberes e no discurso ético ligado ao trabalho educacional. Utiliza-se, para essa análise, os estudos de Tardif (2012), Caimi (2009), Fonseca (2003), na tentativa de investigar como a função social do professor e as competências das áreas específicas se constituem como saberes docentes. Os autores citados analisam de maneira significativa a elaboração de perfis para o estágio, como formação inicial, além da constituição de padrões de comportamentos entre os alunos de prática de ensino que iniciam as visitas às instituições educacionais até o momento do primeiro emprego como professores. Vale destacar, que diferentemente do que essas obras apresentaram, entende-se como campo de atuação do professor, ou melhor, do educador em formação, os espaços que apresentam como finalidade a formação do indivíduo, compreendendo que a sua ação não se restringe à escola, mas inclui-se como locais de formação, todos os grupos sociais que visam integrar o aprendizado ao uso social do conhecimento. [...]pt_BR
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