Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42913
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Márcio Regis | - |
dc.contributor.author | Arrais, Gardner de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T16:02:07Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T16:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Márcio Regis; ARRAIS, Gardner de Andrade. Ensino de história: utilizando o vídeo-documentário e o espaço virtual do Museu da Pessoa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 4200 096 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42913 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Expressão Gráfica; Wave Media | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Passado | pt_BR |
dc.subject | História político-econômica - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.title | Ensino de história: utilizando o vídeo-documentário e o espaço virtual do Museu da Pessoa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A reconstituição do passado de uma nação por meio da narrativa envolvendo influentes personagens e fatos relacionados com a história político-econômica do país ainda se apresenta nos dias atuais como fundamento da cultura escolar brasileira. Os grandes heróis são “construídos” e os demais membros da sociedade são considerados coadjuvantes. Esta narrativa tem um caráter ficcional e oculta fatos que constituem a história. De acordo com Bittencourt (2009), pode-se afirmar que a narrativa histórica se distingue das demais pela sua intenção de aprofundar a realidade, pela busca documental e o cuidado metodológico que evidenciam personagens representativos de grupos sociais. Essa postura epistemológica exigiria mais responsabilidade do historiador e do professor de história, opostamente a constituição de uma narrativa considerada ficcional. Com o advento da Escola dos Annales constata-se a tendência do abandono da história centrada em fatos políticos isolados, intensificando-se a tendência para a análise de fatos coletivos e sociais. Essa produção, denominada de Nova História, nos anos 80, aproxima-se dos sujeitos e objetos da pesquisa antropológica, originando uma nova história cultural identificada com a história do cotidiano. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_mrfernandes.pdf | 293,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.