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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Márcio Regis-
dc.contributor.authorArrais, Gardner de Andrade-
dc.date.accessioned2019-06-19T16:02:07Z-
dc.date.available2019-06-19T16:02:07Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFERNANDES, Márcio Regis; ARRAIS, Gardner de Andrade. Ensino de história: utilizando o vídeo-documentário e o espaço virtual do Museu da Pessoa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 4200 096 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42913-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica; Wave Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPassadopt_BR
dc.subjectHistória político-econômica - Brasilpt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleEnsino de história: utilizando o vídeo-documentário e o espaço virtual do Museu da Pessoapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA reconstituição do passado de uma nação por meio da narrativa envolvendo influentes personagens e fatos relacionados com a história político-econômica do país ainda se apresenta nos dias atuais como fundamento da cultura escolar brasileira. Os grandes heróis são “construídos” e os demais membros da sociedade são considerados coadjuvantes. Esta narrativa tem um caráter ficcional e oculta fatos que constituem a história. De acordo com Bittencourt (2009), pode-se afirmar que a narrativa histórica se distingue das demais pela sua intenção de aprofundar a realidade, pela busca documental e o cuidado metodológico que evidenciam personagens representativos de grupos sociais. Essa postura epistemológica exigiria mais responsabilidade do historiador e do professor de história, opostamente a constituição de uma narrativa considerada ficcional. Com o advento da Escola dos Annales constata-se a tendência do abandono da história centrada em fatos políticos isolados, intensificando-se a tendência para a análise de fatos coletivos e sociais. Essa produção, denominada de Nova História, nos anos 80, aproxima-se dos sujeitos e objetos da pesquisa antropológica, originando uma nova história cultural identificada com a história do cotidiano. [...]pt_BR
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