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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Itamar Freitas de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T15:54:52Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T15:54:52Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Itamar Freitas de. Sobre os usos da história na formação de pessoas entre os séculos XVI e XVII ou dos modos de ensinar e aprender história. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 4200 096 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42910 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Expressão Gráfica; Wave Media | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História no Ocidente | pt_BR |
dc.subject | Estudos de história | pt_BR |
dc.title | Sobre os usos da história na formação de pessoas entre os séculos XVI e XVII ou dos modos de ensinar e aprender história | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Desde quando podemos falar em ensino de história no Ocidente? Século XVI, XVII ou XIX? Quando nasce essa prática que preenche a vida de milhões de profissionais contemporâneos, chamados de professores de história? Essas perguntas estão na origem deste trabalho, embora não preencham integralmente os seus objetivos. Para Annie Bruter, pesquisadora que se empenhou mais detidamente sobre esse tema, está claro que o emprego do conceito de “disciplina escolar” (Cf. CHERVEL, 1990) para os “estudos de história” nos Colégios e na educação principesca francesa do “grande século” resulta em anacronismo. Ela afirma que as “humanidades” professadas pelos jesuítas possuíam finalidades “essencialmente retóricas”, cabendo à história uma função auxiliar aos exercícios linguísticos (BRUTER, 1997, p. 74). O emprego da história com finalidades cognitivas foi mesmo flagrado nos pensionatos que abrigavam os futuros gestores do Estado – os filhos da aristocracia. No entanto, a autonomia, programas, horários e profissionais específicos, ou seja, a disciplinarização da história, somente ocorreria no início do século XIX. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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