Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira-
dc.contributor.authorJoanoni Neto, Vitale-
dc.date.accessioned2019-06-19T15:18:23Z-
dc.date.available2019-06-19T15:18:23Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFEITOSA, Beatriz dos Santos de Oliveira; JOANONI NETO, Vitale. Reflexão teórica e prática docente: um diálogo possível. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 4200 096 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42903-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica; Wave Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmadurecimento intelectualpt_BR
dc.subjectPassado- Cotidianopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.titleReflexão teórica e prática docente: um diálogo possívelpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é refletir acerca da importância do amadurecimento intelectual na prática cotidiana do professor de história. Considerando que a problematização do passado é a marca do ofício do historiador, faz-se necessário o debate historiográfico que favoreça o diálogo entre os diversos estudiosos que se dedicaram a pesquisas em torno desta problematização, considerando que a construção historiográfica perpassa labirintos de incertezas, questionamentos, ambiguidades e paradoxos que acompanham o pesquisador em seu complexo e muitas vezes solitário ofício, que deve ser entendido também como o ofício do professor de história. Tratar-se-á inicialmente da prática de pesquisa e sua relação com a prática docente, dialogando acerca da importância do ofício de historiador, para em seguida pensar a relação entre este ofício e a problematização do passado, apresentando finalmente olhares diversos acerca do trabalho com o tempo, na relação temporal, passado, presente e futuro, refletindo acerca das contribuições teóricas dadas por Koselleck, Bloch, White, Pesavento, Foucault e Le Goff, estes olhares dirigidos à teoria e metodologia não podem ser entendidos como trabalho apenas do historiador de ofício, pois o professor de história trabalha com conceitos historiográficos no seu cotidiano, o diálogo teórico deve ser entendido como uma possibilidade entre as experiências da sala de aula e o trabalho de pesquisa que não se constituem de forma isolada, mas devem ser entendidos como práticas que convergem.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_bsofeitosa.pdf249,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.