Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42903
Tipo: Artigo de Evento
Título: Reflexão teórica e prática docente: um diálogo possível
Autor(es): Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira
Joanoni Neto, Vitale
Palavras-chave: Amadurecimento intelectual;Passado- Cotidiano;Historiografia
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica; Wave Media
Citação: FEITOSA, Beatriz dos Santos de Oliveira; JOANONI NETO, Vitale. Reflexão teórica e prática docente: um diálogo possível. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir acerca da importância do amadurecimento intelectual na prática cotidiana do professor de história. Considerando que a problematização do passado é a marca do ofício do historiador, faz-se necessário o debate historiográfico que favoreça o diálogo entre os diversos estudiosos que se dedicaram a pesquisas em torno desta problematização, considerando que a construção historiográfica perpassa labirintos de incertezas, questionamentos, ambiguidades e paradoxos que acompanham o pesquisador em seu complexo e muitas vezes solitário ofício, que deve ser entendido também como o ofício do professor de história. Tratar-se-á inicialmente da prática de pesquisa e sua relação com a prática docente, dialogando acerca da importância do ofício de historiador, para em seguida pensar a relação entre este ofício e a problematização do passado, apresentando finalmente olhares diversos acerca do trabalho com o tempo, na relação temporal, passado, presente e futuro, refletindo acerca das contribuições teóricas dadas por Koselleck, Bloch, White, Pesavento, Foucault e Le Goff, estes olhares dirigidos à teoria e metodologia não podem ser entendidos como trabalho apenas do historiador de ofício, pois o professor de história trabalha com conceitos historiográficos no seu cotidiano, o diálogo teórico deve ser entendido como uma possibilidade entre as experiências da sala de aula e o trabalho de pesquisa que não se constituem de forma isolada, mas devem ser entendidos como práticas que convergem.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42903
ISBN: 978 85 4200 096 2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_bsofeitosa.pdf249,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.