Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42903
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Reflexão teórica e prática docente: um diálogo possível |
Authors: | Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira Joanoni Neto, Vitale |
Keywords: | Amadurecimento intelectual;Passado- Cotidiano;Historiografia |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Expressão Gráfica; Wave Media |
Citation: | FEITOSA, Beatriz dos Santos de Oliveira; JOANONI NETO, Vitale. Reflexão teórica e prática docente: um diálogo possível. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo deste artigo é refletir acerca da importância do amadurecimento intelectual na prática cotidiana do professor de história. Considerando que a problematização do passado é a marca do ofício do historiador, faz-se necessário o debate historiográfico que favoreça o diálogo entre os diversos estudiosos que se dedicaram a pesquisas em torno desta problematização, considerando que a construção historiográfica perpassa labirintos de incertezas, questionamentos, ambiguidades e paradoxos que acompanham o pesquisador em seu complexo e muitas vezes solitário ofício, que deve ser entendido também como o ofício do professor de história. Tratar-se-á inicialmente da prática de pesquisa e sua relação com a prática docente, dialogando acerca da importância do ofício de historiador, para em seguida pensar a relação entre este ofício e a problematização do passado, apresentando finalmente olhares diversos acerca do trabalho com o tempo, na relação temporal, passado, presente e futuro, refletindo acerca das contribuições teóricas dadas por Koselleck, Bloch, White, Pesavento, Foucault e Le Goff, estes olhares dirigidos à teoria e metodologia não podem ser entendidos como trabalho apenas do historiador de ofício, pois o professor de história trabalha com conceitos historiográficos no seu cotidiano, o diálogo teórico deve ser entendido como uma possibilidade entre as experiências da sala de aula e o trabalho de pesquisa que não se constituem de forma isolada, mas devem ser entendidos como práticas que convergem.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42903 |
ISBN: | 978 85 4200 096 2 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_bsofeitosa.pdf | 249,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.