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Tipo: Dissertação
Título: Construção e validação de vídeo educativo para orientação de pais de crianças em cateterismo intermitente limpo
Autor(es): Lima, Marília Brito de
Orientador: Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida
Coorientador: Castro, Régia Christina Moura Barbosa
Palavras-chave: Cateterismo Uretral Intermitente;Criança;Filmes e Vídeos Educativos;Promoção da Saúde;Enfermagem
Data do documento: 20-Jan-2017
Citação: LIMA, M. B. de. Construção e validação de vídeo educativo para orientação de pais de crianças em cateterismo intermitente limpo. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: A Disfunção Miccional (DM) é um distúrbio na dinâmica de armazenamento e esvaziamento da bexiga, em que afeta crianças. Um dos principais tratamentos para a DM é o uso do Cateterismo Intermitente Limpo (CIL), a fim de evitar complicações. Este procedimento pode ser realizado por um cuidador, sendo necessário acompanhamento e orientação da equipe de saúde por meio da educação em saúde. A adaptação da criança e da família torna-se um aspecto relevante. Deste modo, utilizou como referencial teórico, a teoria de adaptação de Callista Roy, a qual destaca quatro metaparadigmas: pessoa, ambiente, saúde e enfermagem. Objetivou-se construir vídeo para a promoção do cuidado por pais e cuidadores de crianças em CIL, bem como validar o vídeo, quanto ao conteúdo e aparência, por juízes de conteúdo e técnicos. Trata-se de estudo metodológico, desenvolvido no período de março a dezembro de 2016, no Laboratório de Comunicação em Saúde do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Participaram nove especialistas de conteúdo e três técnicos para validar o roteiro de vídeo educativo. Dados obtidos foram organizados no programa Excel e analisados pelo software SPSS versão 20.0. Para a análise dos dados estatísticos, utilizou-se o coeficiente de correlação intraclasse (ICC). Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará sob parecer 1.615.750. Acerca da avaliação geral do vídeo, o roteiro foi considerado válido por todos os especialistas. Pode-se verificar que tanto os juízes de conteúdo quanto os técnicos aprovaram com e sem modificações. Dentre as modificações sugeridas, houve a substituição de termos técnicos por linguagem coloquial; dinamismo nos diálogos e lavagem das mãos antes de reunir o material. No tocante aos instrumentos, um continha 9 categorias (Conceito ideia; Construção dramática; Ritmo; Personagens; Potencial dramático; Diálogos e Estilo visual), o ICC do grau de relevância apresentou 0,768, considerado razoável e outro instrumento com 3 categorias (Clareza da linguagem; Pertinência à prática e Relevância teórica), o ICC do grau de relevância apresentou uma média de 0,764, considerado razoável com p<0,0001. A versão final do vídeo educativo “Cateterismo Intermitente Limpo na criança, como fazer?” foi finalizado em 10 minutos e 56 segundos. Conclui-se que a construção do vídeo educativo como tecnologia educativa para orientação de pais e responsáveis de crianças em CIL foi considerado validado em termos de conteúdo e aparência.
Abstract: Urinary bladder dysfunction (UBM) is a disorder in the storage and emptying dynamics of the bladder, in which it affects children. One of the main treatments for this pathology is the use of Clean Intermittent Catheterization (CIC) in order to avoid complications. This procedure can be performed by a caregiver, requiring follow-up and guidance of the health team using health education. The adaptation of the child and the family becomes a relevant aspect. In this way, it’s been used as theoretical reference, the adaptation theory of Callista Roy, which highlights four metaparadigm: person, environment, health and nursing. The objective was to build video for the promotion of care by parents and caregivers of children in CIC, as well as validate the educational video, as to content and appearance, by content judges and technicians. It is a methodological study, developed in the period from March to December 2016, in the Laboratory of Communication in Health of the Nursing Department of the Federal University of Ceará. Nine content experts and three technicians participated to validate the educational video roadmap. Data obtained were organized in Excel program and analyzed by SPSS software version 20.0. The intraclass correlation coefficient (ICC) was used for the analysis of the data. Study approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará under opinion 1.615.750. About the overall rating of the video, the roadmap was considered valid by all experts. It can be verified that both the content judges and the technicians approved with and without modifications. Among the modifications suggested, there was the replacement of technical terms by colloquial language; Dynamics in dialogues and handwashing before assembling the material. In terms of instruments, one of then contained 9 categories (Idea Concept, Dramatic Construction, Rhythm, Characters, Dramatic Potential, Dialogues and Visual Style), the ICC of relevance degree presented 0.768, considered reasonable and another instrument with 3 categories (Language Clarity, Relevance to Practice and Theoretical Relevance), the ICC of the degree of relevance presented an average of 0.764, considered reasonable and p <0.0001. The final version of the educational video "Clean Intermittent Catheterization in Child, How to Do It" was finalized in 10 minutes and 56 seconds. It is concluded that the construction of educational video as an educational technology for the guidance of parents and guardians of children in CIL was considered validated in terms of content and appearance.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42881
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