Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Luz, Francisco Hitalo de Sousa | - |
dc.contributor.author | Farias, Rafael Bráz Azevedo | - |
dc.contributor.author | Batista, Maria Jacqueline | - |
dc.contributor.author | Nojosa, Ronald Targino | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T18:44:51Z | - |
dc.date.available | 2019-06-18T18:44:51Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LUZ, Francisco Hitalo de Sousa et al. Ações contra a evasão no curso de estatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42866 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject | Curso de Estatística | pt_BR |
dc.title | Ações contra a evasão no Curso de Estatística | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No Curso de Estatística e em outros cursos da UFC existe uma preocupação em avaliar os motivos pelo qual alguns alunos desistem do curso. Tendo em vista isto, um dos projetos da coordenação (Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação DEMA) é elaborar estratégias para aumentar o vínculo dos novatos com os alunos veteranos, coordenadores e com os demais setores da universidade e assim combater essa desistência, principalmente nos anos iniciais do curso, onde tudo é muito novo para os mesmos. Neste contexto, na grade curricular do curso em questão existem duas disciplinas obrigatórias: Seminários de Tutoria I e II, oferecidas no primeiro ano da graduação, voltadas para a apresentação do curso, orientação de disciplinas, além de apresentações de palestras de alunos veteranos, ex-alunos, professores do curso e profissionais da área. Com o objetivo de avaliar este suporte e acompanhamento dos alunos, foi elaborado um questionário, para quantificar informações relacionadas ao desenvolvimento das atividades do projeto, na aula da disciplina Seminários de Tutoria II, algumas sugestões de melhorias também são contempladas. A etapa seguinte é fazer as análises desses dados que buscam identificar pontos positivos e negativos das atividades e se o aluno tem interesse de continuar e concluir o curso. Vale ressaltar que, desde 2013, tem sido feitas aplicações desse mesmo questionário, dentre as análises feitas, como primeiro resultado, tem mostrado que existe um aumento dos alunos em afirmar que continuarão no curso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fhsluz.pdf | 48,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.