Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Edna Karina da Silva-
dc.contributor.authorGonçalves, Danyelle Nilin-
dc.date.accessioned2019-06-18T18:28:57Z-
dc.date.available2019-06-18T18:28:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Edna Karina da Silva; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42852-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectCentro de Humanidades-UFCpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleA evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é fruto das atividades desenvolvidas no projeto “Apoio à difusão e integração entre os projetos acadêmicos do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará”, vinculado à Bolsa de Monitoria de Graduação. Tem como objetivo relatar a experiência da construção de um questionário para investigar o fenômeno da Evasão Universitária nos cursos de graduação do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa, ainda em curso, pretende colocar em evidência os fatores que levam os alunos a deixarem os estudos antes de concluir e traçar estratégias de combate à evasão nos cursos do CH. Considerou-se que os fatores que transpassam o processo de evasão são: a) fatores internos - relacionado às características pessoais e às relações familiares de cada aluno; b) fatores intraescolares - relacionados à proposta pedagógica do curso e da relação professor-aluno; c) fatores macrossociais - relacionado ao contexto sociocultural e econômico que o aluno está inserido e às condições (futuras ou atuais) de trabalho/estudo. A pesquisa foi divida em três momentos: 1. pesquisa bibliográfica sobre Evasão Universitária e a construção do instrumento para estudar o fenômeno no CH da UFC; 2. seleção de amostra representativa e aplicação do questionário construído; 3. análise dos dados obtidos e divulgação da conclusão da pesquisa. O trabalho em questão diz respeito ao primeiro momento da pesquisa. Foi elaborado um questionário estruturado com 32 questões fechadas com indicações de respostas cuja intenção é investigar a trajetória acadêmica do aluno no CH e sua opinião quanto à qualidade do ensino, carga horária do curso, estrutura do CH entre outros. Pretende-se, com a realização de tal pesquisa, obter informações sobre o percentual de evasão nos cursos do CH e elaborar estratégias de combate à esse fenômeno, o que implica propor mudanças políticas e estruturais nos cursos e mudanças que visam maior inclusão, articulação e integração do CH.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ekslima.pdf51,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.