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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRolim, Emanoel Francelino-
dc.contributor.authorAmorim, Márcia Caroline Nogueira-
dc.contributor.authorSchrader, Erwin-
dc.date.accessioned2019-06-18T18:27:07Z-
dc.date.available2019-06-18T18:27:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationROLIM, Emanoel Francelino; NOGUEIRA, Márcia Caroline; SCHRADER, Erwin. Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42848-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPercepção e solfejopt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectMúsica Popularpt_BR
dc.titleConstrução de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiropt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Percepção e o Solfejo são ferramentas básicas para o domínio da linguagem musical. Atualmente, o Curso de Música da UFC utiliza para a prática de percepção e solfejo materiais didáticos centrados em modelos Norte Americanos e Europeus, que apresentam conteúdo distante e díspar do contexto sonoro musical brasileiro, tornando essa atividade insípida, monótona e desinteressante, desmotivando o aluno para esta prática importante em seu processo de formação musical. Diante deste cenário, nosso trabalho tem como objetivo geral: elaborar material didático de conteúdo progressivo para as disciplinas de percepção e solfejo do Curso de Música da UFC, sequenciado com base em fragmentos melódicos e rítmicos do Cancioneiro Popular Brasileiro. A base metodológica da pesquisa está centrada na Teoria de Aprendizagem Musical desenvolvida por Edwin Gordon (2000), onde, por meio da identificação nas canções populares dos padrões rítmicos e tonais, será realizado tal sequenciamento progressivo de fragmentos musicais. Como resultado parcial já temos: 1) 219 canções folclóricas classificadas de acordo com a sequência exposta por Gordon (2000) apresentadas no livro 500 Canções Brasileiras de Ermelinda Paz; 2) 367 fragmentos musicais compostos e dispostos em dois livretos contemplando melodias em graus conjuntos nas tonalidades maior e menor; 3) aplicação desse material em sala de aula; 4) acompanhamento através de questionários acerca da aceitação desse material junto aos alunos; 5) observação participante em sala de aula, junto ao professor da disciplina, identificando tropeços do material produzido. A partir da pesquisa, estudo e elaboração do material didático acreditamos estar contribuindo para enriquecer o percurso formativo dos alunos do curso de música da UFC e, ao aproximá-los de tal realidade musical, motivá-los no processo de aprendizagem, evitando o abandono e a evasão, constantes nessas disciplinas.pt_BR
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