Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42830
Tipo: | Resumo |
Título : | Solidworks para alunos ingressantes na graduação de engenharia |
Autor : | Lins, Davi Ribeiro Andrade, Carla Freitas de |
Palabras clave : | Engenharia;Ferramenta Computacionais;Evasão |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | LINS, Davi Ribeiro; ANDRADE, Carla Freitas de. Solidworks para alunos ingressantes na graduação de engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | O projeto consiste na realização de aulas que tem como objetivo principal introduzir uma base teórica e prática sobre ferramentas computacionais importantes para os alunos de graduação em engenharia, como, por exemplo, Solidworks. Além disso, outra meta da monitoria está relacionada à assistência aos alunos em caso de dúvidas que possam aparecer no transcorrer do curso. Dentre as justificativas, estão as recorrentes reclamações em relação ao tardio contato com cursos profissionalizantes, e que as disciplinas vistas nos primeiros anos são distantes da realidade da engenharia. Então, o projeto visa aproximar os alunos da prática, aplicando ferramentas computacionais nas suas atividades. Outra justificativa é que este tipo de ferramenta de desenho assistido por computador raramente é vista de uma forma explícita no decorrer das disciplinas do curso de engenharia, apesar de ser muito importante na atuação do profissional. Dessa forma, busca-se reduzir a evasão dos alunos; colocando estes em contato com a prática já que conhecimento e habilidade nessas ferramentas computacionais são relevantes e são dois dos principais requisitos procurados em um profissional da área de engenharia atualmente. Ferramentas como essas são desenvolvidas exatamente com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de projetos, indo da criação do desenho até uma etapa mais complexa, como, por exemplo, uma simulação computacional, dessa forma justificando a necessidade e importância do projeto. De acordo com a procura e com um questionário realizado ao final do curso, foi possível perceber que as aulas estão sendo bastante procuradas e os que os alunos estão satisfeitos com os resultados finais. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42830 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_drlins.pdf | 48,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.