Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42830
Tipo: Resumo
Título : Solidworks para alunos ingressantes na graduação de engenharia
Autor : Lins, Davi Ribeiro
Andrade, Carla Freitas de
Palabras clave : Engenharia;Ferramenta Computacionais;Evasão
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : LINS, Davi Ribeiro; ANDRADE, Carla Freitas de. Solidworks para alunos ingressantes na graduação de engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: O projeto consiste na realização de aulas que tem como objetivo principal introduzir uma base teórica e prática sobre ferramentas computacionais importantes para os alunos de graduação em engenharia, como, por exemplo, Solidworks. Além disso, outra meta da monitoria está relacionada à assistência aos alunos em caso de dúvidas que possam aparecer no transcorrer do curso. Dentre as justificativas, estão as recorrentes reclamações em relação ao tardio contato com cursos profissionalizantes, e que as disciplinas vistas nos primeiros anos são distantes da realidade da engenharia. Então, o projeto visa aproximar os alunos da prática, aplicando ferramentas computacionais nas suas atividades. Outra justificativa é que este tipo de ferramenta de desenho assistido por computador raramente é vista de uma forma explícita no decorrer das disciplinas do curso de engenharia, apesar de ser muito importante na atuação do profissional. Dessa forma, busca-se reduzir a evasão dos alunos; colocando estes em contato com a prática já que conhecimento e habilidade nessas ferramentas computacionais são relevantes e são dois dos principais requisitos procurados em um profissional da área de engenharia atualmente. Ferramentas como essas são desenvolvidas exatamente com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de projetos, indo da criação do desenho até uma etapa mais complexa, como, por exemplo, uma simulação computacional, dessa forma justificando a necessidade e importância do projeto. De acordo com a procura e com um questionário realizado ao final do curso, foi possível perceber que as aulas estão sendo bastante procuradas e os que os alunos estão satisfeitos com os resultados finais.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42830
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_drlins.pdf48,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.