Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42816
Tipo: Artigo de Evento
Título: Sob os ardis da memória: reflexões em torno da escrita da história no instituto histórico e geographico brazileiro (1838-1843)
Autor(es): Tavares, Thiago Alves Nunes Rodrigues
Rios, Renato de Mesquita
Palavras-chave: Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN);História;Historiografia do RJ
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica; Wave Media
Citação: TAVARES, Thiago Alves Nunes Rodrigues; RIOS, Renato de Mesquita. Sob os ardis da memória: reflexões em torno da escrita da história no instituto histórico e geographico brazileiro (1838-1843). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumo: Quando em 18 de agosto de 1838, na cidade do Rio de Janeiro, por iniciativa da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN), representada nesta oportunidade pelo Marechal Raymundo José da Cunha Mattos e pelo cônego Januário da Cunha Barboza, foi proposta a criação do Instituto Historico e Geographico Brazileiro (IHGB), não se desejou, somente, salvar da voragem dos tempos os feitos dos grandes homens. Fossem estes nativos, brancos, negros ou sua síntese, o mestiço. Vislumbramos, ao longo de nossas investigações, que tanto a criação do IHGB, assim como os trabalhos ali desenvolvidos, inseria-se num projeto maior: a soma de esforços para a criação de uma narrativa Histórica capaz de se somar ao projeto de construção da comunidade nacional (ARAÚJO, 2009), e instituição do sentimento de pertença à referida comunidade; sentimento este, considerado de fundamental relevância para viabilizar a existência de uma nação brasileira. O que entendemos, em se tratando da produção historiográfica do oitocentos, apresentar-se, segundo nos informa Manoel Salgado Guimarães, atentando não somente para o Império do Brasil, mas, numa perspectiva mais ampla, como tema prioritário na agenda política nas sociedades do século XIX (GUIMARÃES, 2006). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42816
ISBN: 978 85 4200 096 2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_tanrodrigues.pdf258,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.