Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGaudêncio, Bruno Rafael de Albuquerque-
dc.date.accessioned2019-06-17T18:50:24Z-
dc.date.available2019-06-17T18:50:24Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationGAUDÊNCIO, Bruno Rafael de Albuquerque. “Faça do livro o seu melhor amigo”: uma história social das livrarias em Campina Grande (1913-1953). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 4200 096 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42802-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica; Wave Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivrarias brasileiraspt_BR
dc.subjectComércio de variedades - Campina Grandept_BR
dc.titleFaça do livro o seu melhor amigo: uma história social das livrarias em Campina Grande (1913-1953)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs livrarias brasileiras até a primeira metade do século XX não exerciam as funções específicas na comercialização de livros, prestando serviços de papelaria e tipografia, além de algumas venderem variados produtos de uso doméstico (a semelhança de empórios), como velas, chocolates, porcelanas, chás, objetos litúrgicos, de fotografia, entre outros. (MACHADO, 2008, p. 19) No caso específico de Campina Grande tal realidade era semelhante, contudo não encontramos registros de livrarias especializadas na venda de artigos de uso domésticos, mas sim no comércio de livros e de serviços ligados à papelaria e à tipografia. Entre as livrarias que atuaram na cidade de Campina Grande na primeira metade do século XX, no processo de venda e produção de artefatos impressos destacaremos nesta secção: a Livraria Moderna, a Livraria Campinense, a Livraria Vilar, a Livraria Pedrosa e a Casa Brazil. Todas elas, acreditamos, centralizaram o processo de comercialização e em alguns casos também o de produção de artefatos impressos, para o uso no comércio e divulgação de produções intelectuais, como livros, folhetos e jornais. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_bragaudencio.pdf254,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.