Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDamasceno, Kedma Janaina Freitas-
dc.date.accessioned2019-06-17T18:29:06Z-
dc.date.available2019-06-17T18:29:06Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Kedma Janaina Freitas. Considerações sobre o concretismo na literatura cearense. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 4200 096 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42791-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica; Wave Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento Nacional de Poesiapt_BR
dc.subjectPoesia - Brasilpt_BR
dc.titleConsiderações sobre o concretismo na literatura cearensept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO movimento nacional de poesia concreta nasceu nos primeiros anos da década de 1950, pelo trabalho do grupo brasileiro “Noigandres” (depois “Invenção”), de São Paulo, composto inicialmente por Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos. A primeira mostra do movimento aconteceu no Brasil, no período de 4 a 18 de dezembro de 1956, no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo. A poesia concreta surgia no Brasil, segundo seus teóricos, com o intuito de combater o retrocesso formal que a chamada “Geração de 45” representava para a poesia da época, bem como formular um projeto geral de criação poética em que predominasse uma linguagem objetiva, a economia das palavras e a arquitetura do poema, fazendo deste: "produto de uma evolução crítica de formas". Os concretistas se inspiraram bastante na poesia “Pau-Brasil” de Oswald de Andrade, com suas reduções linguísticas e técnicas de montagem, assim como no rigor construtivo dos poemas de João Cabral, para proporem suas inovações poéticas. No âmbito internacional, nomes como Stéphane Mallarmé, Ezra Pound, e.e cummings e James Joyce foram as principais influências dos poetas concretistas brasileiros. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_kjfdamasceno.pdf289,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.