Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42781
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Identidade e pertencimento dos alunos indígenas da Universidade do Estado do Amazonas |
Autor : | Estácio, Marcos André Ferreira |
Palabras clave : | Cultura indígena - Brasil;História - índios;Educação - indígena |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Expressão Gráfica; Wave Media |
Citación : | ESTÁCIO, Marcos André Ferreira. Identidade e pertencimento dos alunos indígenas da Universidade do Estado do Amazonas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | O estabelecimento das culturas indígenas no território do Brasil data de um período situado, aproximadamente, entre onze e doze mil anos atrás, e na atualidade esses povos indígenas defendem práticas escolares que busquem constituir um modo próprio de ensinar, em diálogo com a educação tradicional e a cosmologia de seu povo, buscando afirmar suas identidades e pertencimentos étnicos. E mais, a presença indígena é reconhecida, não apenas em relação à sociedade nacional brasileira, mas também está presente na comparação dos povos indígenas entre si, sob o aspecto linguístico, cultural e na relação de contato com a sociedade nacional e pode ser expressa na presença de 200 a 232 povos indígenas – as estimativas variam dependendo do referencial adotado. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42781 |
ISBN : | 978 85 4200 096 2 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_mafestacio.pdf | 321,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.