Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42770
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duarte, Deborah de Lima | - |
dc.contributor.author | Barroso, Fatima Daiana Dias | - |
dc.contributor.author | Farias, Maria Emília Pessoa | - |
dc.contributor.author | Giffony, Priscylla da Silva | - |
dc.contributor.author | Nobre Júnior, Hélio Vitoriano | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T15:16:22Z | - |
dc.date.available | 2019-06-17T15:16:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Deborah de Lima; et al. A percepção dos estudantes do Curso de Microbilogia Básica: a atividade docente alisada ao uso de recursos visuais para melhoria do ensino. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42770 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avanços da tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Preocupação com a qualidade do uso de recursos visuais | pt_BR |
dc.title | A percepção dos estudantes do Curso de Microbilogia Básica: a atividade docente alisada ao uso de recursos visuais para melhoria do ensino | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Atualmente, apesar dos avanços da tecnologia e das metodologias de ensino aprendizagem, vêm–se discutindo questões acerca da preocupação com a qualidade do ensino superior, sendo essa uma problemática que alcança não somente a escala nacional, mas atinge contornos mundiais, devido sua complexidade e características próprias. Logo, o objetivo do presente trabalho, foi através da elaboração e aplicação de questionários, avaliar a importância e satisfação por parte dos discentes quanto ao uso de recursos visuais. A pesquisa teve como sujeitos 32 alunos, divididos em dois grupos de 16 alunos. O instrumento utilizado para avaliação foram dois questionários. Sendo o primeiro questionário (contendo três perguntas objetivas referentes à coloração de Gram) aplicado antes, após e uma semana depois da exibição do vídeo, e o segundo questionário para avaliar a satisfação dos dois grupos em estudo. De acordo com os resultados, nos dois grupos em estudo, observou-se que a utilização do vídeo aula foi incorporada no processo de ensino aprendizagem como uma ferramenta importante para a construção do conhecimento, com percentual antes, após e uma semana depois de 45,0%, 80,0% e 70,4% respectivamente. Com relação a avaliação de satisfação dos dois grupos em estudo, os resultados observados nas figuras 4 e 5 correspondentes as perguntas da tabela 1, os grupos (98,1%) se mostraram satisfeitos com a utilização do vídeo aula. Conclui–se que o uso de recursos visuais aliados a ferramentas tradicionais apresentou um bom desempenho no estudo realizado com dois grupos da disciplina de microbiologia básica e aplicada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dlduarte.pdf | 50,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.