Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42770
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Deborah de Lima-
dc.contributor.authorBarroso, Fatima Daiana Dias-
dc.contributor.authorFarias, Maria Emília Pessoa-
dc.contributor.authorGiffony, Priscylla da Silva-
dc.contributor.authorNobre Júnior, Hélio Vitoriano-
dc.date.accessioned2019-06-17T15:16:22Z-
dc.date.available2019-06-17T15:16:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDUARTE, Deborah de Lima; et al. A percepção dos estudantes do Curso de Microbilogia Básica: a atividade docente alisada ao uso de recursos visuais para melhoria do ensino. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42770-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvanços da tecnologiapt_BR
dc.subjectPreocupação com a qualidade do uso de recursos visuaispt_BR
dc.titleA percepção dos estudantes do Curso de Microbilogia Básica: a atividade docente alisada ao uso de recursos visuais para melhoria do ensinopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente, apesar dos avanços da tecnologia e das metodologias de ensino aprendizagem, vêm–se discutindo questões acerca da preocupação com a qualidade do ensino superior, sendo essa uma problemática que alcança não somente a escala nacional, mas atinge contornos mundiais, devido sua complexidade e características próprias. Logo, o objetivo do presente trabalho, foi através da elaboração e aplicação de questionários, avaliar a importância e satisfação por parte dos discentes quanto ao uso de recursos visuais. A pesquisa teve como sujeitos 32 alunos, divididos em dois grupos de 16 alunos. O instrumento utilizado para avaliação foram dois questionários. Sendo o primeiro questionário (contendo três perguntas objetivas referentes à coloração de Gram) aplicado antes, após e uma semana depois da exibição do vídeo, e o segundo questionário para avaliar a satisfação dos dois grupos em estudo. De acordo com os resultados, nos dois grupos em estudo, observou-se que a utilização do vídeo aula foi incorporada no processo de ensino aprendizagem como uma ferramenta importante para a construção do conhecimento, com percentual antes, após e uma semana depois de 45,0%, 80,0% e 70,4% respectivamente. Com relação a avaliação de satisfação dos dois grupos em estudo, os resultados observados nas figuras 4 e 5 correspondentes as perguntas da tabela 1, os grupos (98,1%) se mostraram satisfeitos com a utilização do vídeo aula. Conclui–se que o uso de recursos visuais aliados a ferramentas tradicionais apresentou um bom desempenho no estudo realizado com dois grupos da disciplina de microbiologia básica e aplicada.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dlduarte.pdf50,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.