Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Debora de Almeida-
dc.contributor.authorAlmeida, Cícera Geórgia Félix de-
dc.contributor.authorMedeiros, Maria Angelina da Silva-
dc.contributor.authorAmaral, Antonia Ionesia Araújo do-
dc.contributor.authorMedeiros, Francisco das Chagas-
dc.date.accessioned2019-06-17T15:09:22Z-
dc.date.available2019-06-17T15:09:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Debora de Almeida; et al. O jogo no ensino médico, reflexões a partir de dinamica de grupo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42767-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO jogo no ensino médico, reflexões a partir de dinamica de grupopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrJogos educativos e simulações são experiências vivenciais que os aprendizes se transportam para outro mundo. Lá, aplicam-se conhecimentos, habilidades e estratégias na execução de seu papel atribuído. Avaliamos a formação de equipes através de uma dinâmica de grupo com jogo de bolas, tendo um acolhimento como objetivo inicial e, em seguida, uma discussão reflexiva, para fazerem um paralelo entre o jogo e as atividades em equipe frequentemente encontradas no ofício de médico. METODOLOGIA. Relato de experiência, descritivo com abordagem qualitativa. Participaram 11 alunos de ambos os gêneros do Módulo Comunicação Clínica (8º semestre, Curso de Medicina), os quais discutiram a importância do jogo no entendimento de seus papeis em equipe e nas várias formas de atuação do médico. A coleta de dados aconteceu através da “dinâmica da bola”, a qual teve duração de 30min, seguida de discussão sobre a experiência vivenciada. Todo o processo foi gravado e, então, transcritos na íntegra. Os dados foram organizados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Foram respeitados os aspectos éticos de pesquisa com seres humanos, estabelecidos pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS. DSC 1 - Percepção de estudantes de Medicina sobre trabalho em grupo, DSC 2 - Percepção de estudantes de Medicina entre a dinâmica da bola e a vida DSC 3- Associação de estudantes de Medicina entre a dinâmica da bola e uma consulta médica. CONCLUSÃO. No DSC-1, concluiu-se a importância da vontade e do senso de responsabilidade para se trabalhar em grupo. No DSC-2, destacou-se que é essencial gerenciar a divisão do trabalho e valorizar o empenho individual em prol do trabalho global. E no DSC-3, conclui-se que a comunicação necessita de adequação verbal para ser transmitida de forma eficaz. O trabalho mostrou, portanto, que atividades lúdicas em adolescentes e adultos levam a um aprendizado eficaz e a uma reflexão profunda do profissionalismo médico.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dasilva.pdf50,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.