Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Fúlvio Holanda | - |
dc.contributor.author | Alves, Paloma Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T13:57:27Z | - |
dc.date.available | 2019-06-17T13:57:27Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, P.C. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744 | - |
dc.description | ALVES, P.C. O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Queixa escolar | pt_BR |
dc.subject | Prática do psicológo | pt_BR |
dc.title | O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na presente pesquisa, pretendeu-se entender como é concebido o fracasso/queixa escolar e as práticas da psicologia escolar/educacional relacionadas nas produções científicas da área. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica de trabalhos presentes nas plataformas online Scielo e Pepsic, com os descritores “fracasso escolar” e “queixa escolar”, publicados no período dos últimos dez anos (2009 - 2018). De acordo com critérios de inclusão e exclusão para a pesquisa de artigos, obtiveram-se na plataforma Scielo 15 trabalhos e na plataforma Pepsic cinco. Ao todo, somaram-se 20 artigos analisados na presente pesquisa, sendo 75% publicados nos últimos cinco anos. Buscaram-se nos artigos quais as concepções de fracasso/queixa escolar que os autores assinalavam, a quais fatores atribuíam a produção da queixa escolar, qual o trabalho do psicólogo perante essa demanda e se descreviam algum tipo de intervenção voltada para a área. Como resultado da pesquisa, com relação à conceituação de fracasso/queixa escolar, em 70% dos trabalhos, os autores entendem o fracasso como um fenômeno multifacetado. No aspecto que diz respeito aos fatores que produzem o fracasso escolar, em sua ampla maioria (70%), os autores concordaram que a queixa escolar é produzida por uma rede de relações dentro e fora do ambiente escolar. Sobre o fazer da psicologia frente a essa demanda, em 95% dos trabalhos foram assinaladas as necessidades de: ressignificação da queixa escolar no ambiente institucional, consideração de todos os atores envolvidos no processo de construção do fenômeno e/ou contribuição para a despatologização, uma vez que alunos com dificuldade de aprendizagem ou com comportamentos que fogem à regra, por vezes, são tidos como com alguma doença biológica. Sobre as intervenções concretas ante o fracasso/queixa escolar, em grande parte (60%) não diziam efetivamente como trabalhar, apenas que os modos como funcionam atualmente devem mudar, sem mostrar caminhos de como fazer. É importante colocar que em 25% dos trabalhos foram indicadas intervenções alternativas aos modelos que geralmente individualizam a queixa escolar. Com essa pesquisa, é importante destacar que essa problemática da área da psicologia escolar/educacional tem produções recentes sobre o tema, no entanto necessita de maior aprofundamento e estudos científicos que descrevam e discutam a prática concreta do psicólogo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_pcalves.pdf | 399,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.