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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Fúlvio Holanda-
dc.contributor.authorAlves, Paloma Carvalho-
dc.date.accessioned2019-06-17T13:57:27Z-
dc.date.available2019-06-17T13:57:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALVES, P.C. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42744-
dc.descriptionALVES, P.C. O Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectQueixa escolarpt_BR
dc.subjectPrática do psicológopt_BR
dc.titleO Fracasso/queixa escolar nas produções científicas em psicologia escolar: uma revisão integrativa.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa presente pesquisa, pretendeu-se entender como é concebido o fracasso/queixa escolar e as práticas da psicologia escolar/educacional relacionadas nas produções científicas da área. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica de trabalhos presentes nas plataformas online Scielo e Pepsic, com os descritores “fracasso escolar” e “queixa escolar”, publicados no período dos últimos dez anos (2009 - 2018). De acordo com critérios de inclusão e exclusão para a pesquisa de artigos, obtiveram-se na plataforma Scielo 15 trabalhos e na plataforma Pepsic cinco. Ao todo, somaram-se 20 artigos analisados na presente pesquisa, sendo 75% publicados nos últimos cinco anos. Buscaram-se nos artigos quais as concepções de fracasso/queixa escolar que os autores assinalavam, a quais fatores atribuíam a produção da queixa escolar, qual o trabalho do psicólogo perante essa demanda e se descreviam algum tipo de intervenção voltada para a área. Como resultado da pesquisa, com relação à conceituação de fracasso/queixa escolar, em 70% dos trabalhos, os autores entendem o fracasso como um fenômeno multifacetado. No aspecto que diz respeito aos fatores que produzem o fracasso escolar, em sua ampla maioria (70%), os autores concordaram que a queixa escolar é produzida por uma rede de relações dentro e fora do ambiente escolar. Sobre o fazer da psicologia frente a essa demanda, em 95% dos trabalhos foram assinaladas as necessidades de: ressignificação da queixa escolar no ambiente institucional, consideração de todos os atores envolvidos no processo de construção do fenômeno e/ou contribuição para a despatologização, uma vez que alunos com dificuldade de aprendizagem ou com comportamentos que fogem à regra, por vezes, são tidos como com alguma doença biológica. Sobre as intervenções concretas ante o fracasso/queixa escolar, em grande parte (60%) não diziam efetivamente como trabalhar, apenas que os modos como funcionam atualmente devem mudar, sem mostrar caminhos de como fazer. É importante colocar que em 25% dos trabalhos foram indicadas intervenções alternativas aos modelos que geralmente individualizam a queixa escolar. Com essa pesquisa, é importante destacar que essa problemática da área da psicologia escolar/educacional tem produções recentes sobre o tema, no entanto necessita de maior aprofundamento e estudos científicos que descrevam e discutam a prática concreta do psicólogo.pt_BR
Aparece nas coleções:PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

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