Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42740
Tipo: TCC
Título: A temática do suicídio no ensino de psicologia: uma análise documental.
Autor(es): Ramos, Kézia Braga
Orientador: Rocha, Márcio Arthoni Souto da
Palavras-chave: Suícidio;Conteúdo relacionado ao suicídio;Ementas;Disciplina
Data do documento: 2018
Citação: RAMOS, K.B. (2018)
Resumo: Esta pesquisa, realizada no curso de Psicologia de uma universidade pública localizada no interior do Estado do Ceará, teve como objetivo averiguar de que modo a temática do suicídio tem sido estudada dentro do referido curso. Quanto à metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa, empregando como procedimento a análise documental. Foram analisadas as ementas e os planos de aula das 45 disciplinas obrigatórias ofertadas pelo curso, dividindo-as em quatro categorias: disciplinas que Apresentam Conteúdos Relacionados Ao Suicídio, que Não Apresentam Conteúdos Relacionados Ao Suicídio, que Talvez Apresentem Conteúdos Relacionados Ao Suicídio e que Poderiam Apresentar Conteúdos Relacionados Ao Suicídio. Os resultados encontrados revelam que há uma escassez do conteúdo na grade curricular do curso, pois dentre todas as disciplinas analisadas apenas três foram enquadrados na primeira categoria. A segunda categoria englobou 25 disciplinas, a terceira compreendeu apenas sete, e a quarta, dez. Diante disso, a pesquisa constatou que há a ausência do tema suicídio nas ementas das disciplinas, mas que esta ausência pode ser reduzida, tendo em vista que o assunto tem a possibilidade de ser trabalhado nas disciplinas pertencentes às duas últimas categorias.
Descrição: RAMOS, K.B. A temática do suicídio no ensino de psicologia: uma análise documental. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42740
Aparece nas coleções:PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_kbramos.pdf522,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.