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Tipo: TCC
Título: A formação acadêmica do psicólogo e as contribuições para a sua prática profissional no campo da saúde.
Autor(es): Silva, Ítalo Jorge Souza da
Orientador: Quinderé, Paulo Henrique Dias
Palavras-chave: Psicologia;Formação;Saúde;Prática profissional
Data do documento: 2018
Citação: Silva, I.J.S. (2018)
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender a formação dos psicólogos para atuação no campo da saúde. Utilizamos uma metodologia qualitativa, pois consiste num método potente para captar a vivência dos sujeitos, sendo uma tentativa de interpretação dos significados atribuídos pelos sujeitos às experiências de estágio ocorridas dentro da estrutura curricular do curso e como essas experiências poderão lhes auxiliar em sua futura prática profissional. Para tanto, descrevemos a estrutura curricular do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, discutimos a formação do psicólogo para atuação no campo da saúde de maneira geral e pesquisamos como o curso tem se organizado para oferecer experiências práticas na área da saúde e como os alunos tem vivenciado esta prática. O projeto teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com quatro estudantes regularmente matriculados no curso estudado e que realizaram estágio supervisionado no campo da saúde e com uma professora do setor saúde. Contou ainda com um questionário para coleta de dados no Projeto Político Pedagógico do curso e nas ementas das disciplinas inseridas dentro do campo da saúde. Ao fim da pesquisa constatamos que apesar dos avanços, ainda não há uma articulação suficiente entre teoria e prática. Constatamos que os estudantes têm uma formação que se foca nos aspectos mais teóricos, mas quando vão a campo através dos estágios que são ofertados pelo sistema saúde escola é que os alunos experimentam como realmente estes serviços são operacionalizados.
Abstract: The objective of this study was to understand the educational background of psychologists to work on the health area. A qualitative methodology was used because it consists in a potent method to catch the experience of the subjects. It is an attempt to interpret the meanings attributed by the subjects to the experiences of internship inside the course curriculum and how these experiences can help the students in their future professional practice. Therefore, the Psychology curriculum of the Federal University of Ceara - Sobral was described. We also discussed the psychologist educational background to work on the health área in general and researched how the course has organized itself to offer practical experiences on the health área and also how the students have experienced this practice. The data collection instrument used was a semi structured interview with four students regularly enrolled at the course and with a teacher. The students selected went through a supervised internship on the health area. The study also used a questionnaire to collect data from the political-pedagogical Project and the syllabus of the health disciplines. At the end we verified that despite the advances, still there is not enough articulation between theory and practice. We also verified that students have an educational background focused on theoretical aspects and when in internships offered by the health system is that they experience how really the health services are operationalized.
Descrição: Silva, I.J.S. A formação acadêmica do psicólogo e as contribuições para a sua prática profissional no campo da saúde. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42733
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