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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Fúlvio Holanda-
dc.contributor.authorLopes, Indara Gomes-
dc.date.accessioned2019-06-17T13:38:09Z-
dc.date.available2019-06-17T13:38:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLOPES, I.G. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42731-
dc.descriptionLOPES, I.G. Compreendendo a relação entre diagnósticos e a vida escolar a partir de prontuários de psicologia. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate how the diagnoses of ADHD and Dyslexia relate to school life in the records of children and adolescents attending a psychology service. Data were collected from eight patient records at the Applied Psychology Service of the Federal University of Ceará, Sobral Campus. The main complaints found in the medical records were related to learning difficulties, especially reading, besides hyperactivity, difficulty concentrating and lack of attention. Most of the referrals went from the schools, even if informally, which allows us to hypothesize that, given the difficulties in the way of learning or behaving, the school transfers the problem to a specialist. We could observe processes of medicalization of life articulated to the medicalization of education, since the search for a diagnosis, a report of a specialist or treatment decontextualized, faced with difficulties presented in the school context, tends to lead to the blame of the subjects for their failure at school. It was possible to identify processes of medicalization also from the way schools relate to the difficulties presented by their students, the absence of a problematization about these difficulties and the way in which diagnoses are perceived, which is also a form of medicalization, perceived in some visits.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVida escolarpt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleCompreendendo a relação entre diagnósticos e a vida escolar a partir de prontuários de psicologia.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo investigar como se relacionam os diagnósticos de TDAH e Dislexia com a vida escolar nos prontuários de crianças e adolescentes atendidos em um serviço de psicologia. Os dados foram colhidos a partir de oito prontuários de atendimento no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral. As principais queixas encontradas nos prontuários estavam relacionadas às dificuldades de aprendizagem, especialmente de leitura, além de hiperatividade, dificuldade de concentração e falta de atenção. A maioria dos encaminhamentos partiu das escolas, mesmo que de modo informal, o que nos permite formular a hipótese de que, diante das dificuldades no modo de aprender ou de comportar-se, a escola transfere o problema a um especialista. Pudemos observar processos de medicalização da vida articulando-se à medicalização da educação, uma vez que as buscas por um diagnóstico, laudo de um especialista ou tratamento descontextualizados, diante de dificuldades apresentadas no contexto escolar, tende a levar à culpabilização dos sujeitos por seu fracasso na escola. Foi possível identificar processos de medicalização também a partir da forma como as escolas se relacionam com as dificuldades apresentadas por seus alunos, a ausência de uma problematização acerca dessas dificuldades e da forma como os diagnósticos são percebidos, que é também uma forma de medicalização, percebida em alguns atendimentos.pt_BR
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