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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Renata Guimarães de-
dc.contributor.authorCavalcante, Bárbara Vasconcelos-
dc.date.accessioned2019-06-17T12:54:25Z-
dc.date.available2019-06-17T12:54:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, B.V. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42724-
dc.descriptionCAVALCANTE, B.V. Gestão do conhecimento como recurso estratégico em gestão de pessoas: uma revisão integrativa. 2018. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to carry out an integrated review of empirical articles on knowledge management in Brazilian organizations, published in the last ten years, emphasizing the use of knowledge as a strategic resource in the area of people management. The prevalence of qualitative studies utilizing interviews and documental analysis was perceived, approaching the perception of managers, and the emphasis on learning processes and organizational development, through the creation and sharing of knowledge, as essential factors for the survival and competitiveness of organizations. However, the results of the articles are difficult to generalize due to the particular characteristics of each organization and the influence of the organizational culture in the processes of knowledge management and people management. Organizational culture is also highlighted as a factor that can positively or negatively impact on knowledge management initiatives and on which people management must act, promoting the flexibility and adaptability of the organization.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleGestão do conhecimento como recurso estratégico em gestão de pessoas: uma revisão integrativa.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa de artigos empíricos sobre gestão do conhecimento nas organizações brasileiras, publicados nos últimos dez anos, enfatizando o uso do conhecimento como recurso estratégico na área de gestão de pessoas. Observou-se a prevalência de estudos qualitativos utilizando-se de entrevistas e análises documentais, abordando a percepção de gestores, e a ênfase aos processos de aprendizagem e desenvolvimento organizacional, através da criação e do compartilhamento de conhecimento, como fatores essenciais para a sobrevivência e competitividade das organizações. Porém seus resultados são de difícil generalização devido as características particulares de cada organização e a influência da cultura organizacional nos processos de gestão do conhecimento e gestão de pessoas. A cultura organizacional também é destacada como fator que pode impactar positiva ou negativamente nas iniciativas de gestão do conhecimento e sobre a qual a gestão de pessoas deve atuar, promovendo a flexibilidade e a capacidade de adaptação da organização.pt_BR
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