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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Roniele Macêdo-
dc.contributor.authorCassiano, Elizabete Lino-
dc.contributor.authorVerola, Christiano Franco-
dc.date.accessioned2019-06-14T19:34:28Z-
dc.date.available2019-06-14T19:34:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationANTUNES, Roniele Macêdo; CASSIANO, Elizabete Lino; VEROLA, Christiano Franco. Farmácia Viva - como aprender a reconhecer as ervas medicinais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42703-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCursos de licenciaturapt_BR
dc.titleFarmácia Viva - como aprender a reconhecer as ervas medicinaispt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Projeto Farmácia Viva foi idealizado pelo Professor Francisco José Abreu Matos, e teve inicio em 1983, tendo como base o Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal do Ceará - UFC, no Campus do Pici. Desenvolve pesquisas de material biológico recolhido por meio de sugestões da comunidade no combate a doenças. O projeto promove oficinas sobre saúde e educação para comunidade, com vista à manipulação correta de plantas medicinais. O presente trabalho teve como objetivo orientar os estudantes da disciplina de Biologia de Campo Aplicada ao Ensino, sobre o uso correto das plantas medicinais, através de uma visita guiada ao horto do Projeto Farmácia Viva da UFC, por meio da consolidação de prática sensorial e degustativa. A educação inclusiva norteou toda a atividade, voltada para deficientes visuais, onde os discentes ficaram de olhos vendados, utilizando do tato, olfato e paladar para identificação do material biológico apresentado. Após a apresentação inicial, todos os alunos, já sem as vendas, tiveram que reconhecer o material e dizer como o fizeram. Após a atividade os alunos responderam questionário para avaliação da mesma: 1 - Você usou o conhecimento popular para identificar o material biológico?; 2 – Você teve dificuldade na identificação?; 3 – O que você considera da seguinte afirmação: “O saber popular influência no saber científico”?; 4 - Você daria alguma sugestão para que a aula ficasse mais interessante e acessível? A maioria dos alunos tiveram dificuldade para identificar as amostras e alguns relataram que o cheiro trazia lembranças que remetiam ao passado, mas não conseguiam associar o cheiro ao nome das espécies. Foi pedido aos alunos retirassem as vendas, gerou uma discussão sobre as amostras escolhida pelos estudantes. Dessa forma foi possível esclarecer os mitos e as verdades relacionadas a cada espécie de planta, indicando que práticas educativas inclusivas devem ser priorizadas nos cursos de licenciatura.pt_BR
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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