Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42699
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Paulo Ricardo Santos de | - |
dc.contributor.author | Valentim, Gabriela Alves | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Gabriel Lima de | - |
dc.contributor.author | Guerra, Thiago Sales Lobo | - |
dc.contributor.author | Silva, José Roberto Feitosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-14T19:28:32Z | - |
dc.date.available | 2019-06-14T19:28:32Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Paulo Ricardo Santos de et al. Uma experiência administrativa no pálido ponto azul: aprendendo lições para a vida fora da sala de aula. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42699 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Organização de grupos | pt_BR |
dc.subject | Diretório Acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Administração de Projetos | pt_BR |
dc.title | Uma experiência administrativa no pálido ponto azul: aprendendo lições para a vida fora da sala de aula | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Centros e Diretórios Acadêmicos são entidades de representação estudantis dos cursos de graduação com atividades ligadas a direcionar reflexões sobre o curso, processo de politização dos estudantes, realização de projetos e atividades para os estudantes, recepção de calouros e realização de confraternizações. No ano de 2016, a Gestão Ponto Azul, composta por 14 alunos, assumiu o DABio (Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas – nomenclatura modificada pela Gestão Bertha Lutz, em 2015), com a proposta de uma atuação mais interna (voltada para os problemas dos cursos) que externa (inserção no movimento estudantil e posicionamento político-partidário). A priorização das discussões internas do curso foi um reflexo de uma formação muito acadêmica inserida nos currículos da licenciatura e do bacharelado. Para atuar na dinamização do curso, a gestão se organizou em seis Núcleos: de Divulgação Científica, de Capacitação, de Extensão, de Eventos, de Comunicação e Administrativo. Os 4 primeiros tem, cada um, seu coordenador, que compõe o Núcleo Administrativo, enquanto o de Comunicação tem 4 membros responsáveis pelas atividades designadas. Além disso, cada um dos 4 primeiros núcleos coordenam um projeto, o Administrativo organiza as gestões que qualidade e as reuniões, além de avaliar as atividades dos outros núcleos, e o de Comunicação é responsável por administrar a divulgação das atividades do grupo. Essa organização da gestão permitiu cumprir quase que completamente, em 6 meses, as ideias propostas na campanha de eleição. Já temos resultados positivos no cumprimento das propostas, dos quais é possível observar capacidade de liderança entre os integrantes da gestão, melhora do senso de responsabilidade e adequação à relações interpessoais, o que nos leva a um percurso de aproximação a uma postura política e crítica frente às necessidades de um futuro profissional de ciências biológicas, cidadão e comprometido com as questões que emergem dos conteúdos acadêmicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_prssousa.pdf | 50,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.