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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Italo Martins de Mendonça-
dc.contributor.authorBezerra, João Paulo da Silva-
dc.contributor.authorTeixeira, Éder Enzo Albuquerque-
dc.contributor.authorCunha, Adrielle-
dc.contributor.authorVenâncio, Fernanda Lima-
dc.contributor.authorPinheiro, Fabiane Elpídio de Sá-
dc.date.accessioned2019-06-14T16:20:16Z-
dc.date.available2019-06-14T16:20:16Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGOMES, Italo Martins de Mendonça et al. Estratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42653-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectLudoterapiapt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.titleEstratégias do brincar na promoção do desenvolvimento da primeiríssima infância: percepção de professores de uma creche filantrópica (Programa de Promoção do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil - PADI - cod.qc00.2000.pg.1404)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: o brincar se constitui uma estratégia voltada para o desenvolvimento das habilidades globais da criança. Objetivo: conhecer a percepção de professoras e assistentes sobre a importância do brincar na promoção do desenvolvimento infantil na primeiríssima infância. Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo realizado com professoras de uma creche filantrópica de Fortaleza. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as seguintes questões: “Para você, qual a importância do brincar no desenvolvimento de crianças de 1 a 3 anos?”, e “Quais são as brincadeiras que você utiliza para que o desenvolvimento seja estimulado?”. Foram incluídos no estudo sete participantes, entre professoras e assistentes, das oito responsáveis pela educação e monitoramento das crianças da creche. Resultados: observou-se que, todas consideram o brincar o fator mais importante para o desenvolvimento, biopsicossocial e melhora das habilidades motoras e cognitivas. Algumas, no entanto, não souberam explicar teoricamente porque o consideram importante, mas percebem o brincar como o pilar essencial para o desenvolvimento. Além disso, muitas brincadeiras se repetem nos discursos e outras parecem requerer adaptação às idades. Discussão: As brincadeiras e jogos recomendados para crianças de 12 as 24 meses são atividades que envolvam aprender sobre sons, texturas, cores, formas, comunicação, noções de espaço, e peso dos objetos. Nas crianças de 24 a 36 meses se recomendam brincadeiras que explorem a imaginação e criatividade. Conclusão: as professoras sabem da importância do brincar para o desenvolvimento de crianças com idade de 1 a 3 anos, compreendendo que o brincar é a forma de aprendizado mais indicado para toda e qualquer criança em desenvolvimento. As brincadeiras que são utilizadas na creche favorecem o desenvolvimento e aprendizado das crianças, embora verifica-se necessidade em otimizar com elas o desenvolvimento específico de habilidades motoras e cognitivas das crianças.pt_BR
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